Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Projeto social oferece capoterapia aos sábados no EC Castelo em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Projeto social oferece capoterapia aos sábados no EC Castelo em Valinhos
Projeto social oferece capoterapia aos sábados no EC Castelo em Valinhos

Professor Cícero (na ponta à dir.) com a turma que participa do projeto no EC Castelo

Já ouviu falar em capoterapia? A capoterapia é uma vertente da capoeira, que utiliza alguns de seus elementos em atividade física orientada para idosos. Contudo, como é considerada uma técnica da fisioterapia, ela se adapta a pessoas de todas as idades.

Em Valinhos, o Esportes Clube Castelo conta há cinco meses com um projeto social que oferece aulas gratuitas de capoterapia aos sábados, das 17 horas às 18h30, com o mestre de capoeira e capoterapeuta Cícero Jacob do Nascimento, 51 anos, auxiliado pelo mestre Paulo Jacob do Nascimento, o Paulinho. “Hoje temos quase 20 pessoas no projeto, mas a capacidade é de atender até 40 pessoas nessa parceria”, revelou Cícero ao Jornal de Valinhos.
Ele destaca que a capoterapia proporciona com sua musicalidade, descontração e resgata a memória do folclore nacional. “A atividade ressocializa idosos, melhora a coordenação motora, a força muscular, a autoestima e diminui a depressão”, destaca Cícero sobre os benefícios desta fisioterapia.
Cícero comentou que quer difundir o projeto e a capoterapia para que mais pessoas sejam beneficiadas. “Muitas pessoas precisam de fisioterapia, não só idosos, mas pessoas novas também. Elas procuram médico e eles as mandam fazer um esporte. Nem todos podem realizar esportes de alto impacto. Por isso a capoterapia foi criada e está há mais de 10 anos no Brasil. Ela é mais que um esporte. Tem efeitos positivos sobre a saúde física e mental, proporcionando mudanças benéficas no estilo de vida de quem pratica”.
De acordo com Cícero, a pandemia prejudicou muito o físico e emocional de idosos e a capoterapia. “Nós temos um grupo de capoeira, o Ginga Valinhos. Procurei a capoterapia para ajudar os idosos no nosso município. Queremos tirar os idosos do isolamento, ajudá-los contra a depressão”.
O grupo do projeto social do Castelo, além de participar das aulas, também vai a encontros, como o que ocorreu no dia 29 de abril último em São Carlos, que contou com 15 pessoas representando Valinhos. “Foram várias atividades, passeio, sorteios, passeio em mata verde e cachoeira. Um dia para melhorar a qualidade de vida”.
Interessados em fazer parte do projeto podem procurar o EC Castelo no dia e horário das aulas. O clube fica na Rua Gervásio José Marchiori, 260, bairro Castelo.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Você sabia que ​Valinhos já teve um minizoológico na região central?

Valinhos já teve um minizoológico na região central da cidade que abrigava animais de diferentes ecossistemas e que podia ser visto por qualquer pessoa que trafegava no seu entorno. O minizoológico, que também era chamado de bosquinho, ficava entre as ruas José Milani, Dona Rosina Zagatti Celani e Avenida Onze de Agosto.

Aumenta número de casos de bronquiolite em bebês este ano em Valinhos

O número de casos de bronquiolite em bebês aumentou 42% nos primeiros quatro meses em Valinhos em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações apuradas pelo Jornal de Valinhos com a Secretaria de Comunicação da prefeitura.

Balanço Patrimonial

Anterior Próximo Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias Balanço Patrimonial 28 de abril de 2025 …

Evento gratuito “Cinema no Museu” terá segunda edição nesta terça em Valinhos

A segunda edição do projeto “Cinema no Museu” acontece nesta terça-feira, dia 29, a partir das 19 horas, no Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinatto, com entrada gratuita. A atração principal será a exibição do filme “Jacinta do Monte: Guardiã da Arte”, dirigido por Anna Ceolin.