Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos
Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

Vista da Matriz São Sebastião, que fica no centro da cidade

A Matriz de São Sebastião, considerada uma das mais belas obras arquitetônicas da história de Valinhos, completou 80 anos de história no último dia 19. Inaugurada em 1944, diversos padres fizeram parte da história da Matriz. Confira abaixo oito destes sacerdotes.

Projetada pelo engenheiro Lix da Cunha, a Matriz foi construída em um terreno em frente à primeira Matriz, no Largo São Sebastião, que no início do século XX já se tornara pequena diante da crescente população do Distrito de Valinhos. De acordo com informações da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), em 1910 aparece o registro da necessidade de ampliação do prédio durante a visita pastoral do bispo de Campinas, Dom João Baptista Corrêa Nery.

Com a chegada do padre Manoel Guinot, em 22 de dezembro de 1937, o movimento pela construção da nova Matriz ganhou força. Segundo a APHV, os irmãos Vitório e Vicente Bissoto compraram a área atrás da primeira Matriz junto à família Ungaretti, e doaram parte dela posteriormente para a construção da nova igreja.

O padre Manoel Guinot foi atrás de recursos e conseguiu parte do dinheiro para a construção, mas faleceu em janeiro de 1939, sendo sucedido pelo padre Bruno Nardini, que fez o lançamento solene da pedra fundamental da nova Matriz no dia 4 de junho de 1939. Com empenho da comunidade valinhense, no dia 19 de março de 1944 (Dia de São José) a atual Matriz foi inaugurada. Hoje ela é comandada pelo padre Jonas Duarte Christal, que assumiu no ano passado. A produção desta reportagem contou com a ajuda da Ar2 Comunicação & Eventos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Veja os 10 SUVs mais furtados e roubados no Estado no 1º semestre deste ano

De acordo com estudo feito pela empresa de rastreamento veicular Ituran com base em dados oficiais disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado, os dez SUVs (Veículos Utilitários Desportivos) mais furtados e roubados no primeiro semestre de 2024 no Estado de São Paulo são:

Valinhense Sabrina dá aulas de história e conta dificuldades e alegrias em ser professora

Sabrina Amanda da Silva Aquino, de 26 anos, é formada em História e trabalha como professora na Escola Estadual Américo Belluomini, em Valinhos, e na Maria do Carmo Ricci Von Zuben, em Vinhedo. Ela dá aulas de História, Filosofia e Projeto de Vida.

Fogo é considerado extinto na Serra dos Cocais em Valinhos

A prefeita de Valinhos Lucimara (PSD) informou na tarde desta sexta-feira, dia 6, através de suas redes sociais, que o fogo na Serra dos Cocais foi considerado extinto. A região estava sendo afetada pelo incêndio de grandes proporções desde o último sábado, dia 31 de agosto.

Perícia avalia se foi criminal ou não incêndio na Serra dos Cocais em Valinhos

Agentes da Polícia Científica estiveram na Serra dos Cocais, em Valinhos, para perícia, com o objetivo de analisar se foi criminal ou não o incêndio de grandes proporções que vem atingindo a região desde o último sábado, dia 31 de agosto até esta sexta-feira, dia 6.