Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Silvia e Francisco foram a primeira família acolhedora de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Silvia e Francisco foram a primeira família acolhedora de Valinhos

Foto: arquivo pessoal

O amor pelos filhos é o que move a vida de Silvia Helena Vieira e Francisco de Assis Vieira, 57 e 55 anos, respectivamente. Eles acolheram três irmãos de oito, seis e quatro anos, através do projeto Família Acolhedora. O casal é voluntário do projeto, em que famílias acolhem temporariamente crianças que estão em abrigos até que possam ser reinseridas em suas famílias biológicas.

Em entrevista, Silvia contou que foram a primeira família a fazer acolhimento em Valinhos. Com o acolhimento dos três irmãos que estão com eles atualmente, Silvia e Francisco já tiveram nove crianças passando por sua casa. “Um dia estava no posto de saúde quando apareceu uma equipe falando sobre ser família acolhedora. Me explicaram como funcionava e falei que se meu marido concordasse, conheceríamos o projeto melhor. Após quatro meses de capacitação, acolhemos nossa primeira criança, uma menina de sete anos”, explicou.

No primeiro acolhimento da família, o casal pensou em desistir, mas com a ajuda da equipe, Silvia e Francisco desistiam da ideia porque não queriam prejudicar o programa. “Eu aprendi que cada criança tem sua personalidade e necessidade, assim que entendemos isso, ficou muito mais fácil lidar com elas e com todas as dificuldades”.

De acordo com Silvia, o papel da acolhedora é de educar, ensinar e colocar regras. Mas também dar muito amor e carinho e que é um momento de aprendizado tanto para a família quanto para as crianças. “Procuro não julgar os pais das crianças, nesta vida cada um tem seus motivos e histórias que os trouxeram até aqui. Não cabe a mim julgar o passado de ninguém”, completou a acolhedora.

“Para mim, acolher essas crianças é um ato de amor incondicional onde não espero ganhar nada em troca, apenas fazer a diferença na vida delas”, disse Silvia, completando que “não é dinheiro que pague esse carinho, para ser família acolhedora é necessário abrir seu coração e dar muito amor para as crianças. Quero ajudar o máximo de crianças possíveis e não pretendo adotá-las, mas cada separação é uma dor enorme”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Hortifruti Fartura

Flores e cestas para um final de ano especial 😍🌹 A Dica do Vinícius de hoje é no Hortifruti Fartura, …

Loja É D+

Tudo que você precisa em um só lugar 🤩🔝 A Dica do Vinícius de hoje é na É D+, uma …

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VALINHOS

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE …

Falecimento: Tais Messias Santana

Faleceu nesta quinta-feira, dia 19, Tais Messias Santana, 30 anos, por conta de complicações causadas pela covid-19.