PESQUSADORES DA USP CRIAM VENTILADOR PULMONAR 93,3% MAIS BARATO
Trabalho desenvolvido na Poli USP ajudará no combate  ao covid-19

 

Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP (Universidade de São Paulo) estão desenvolvendo o projeto de um ventilador pulmonar mecânico que poderá ser produzido por fabricantes autorizados, rapidamente e com menor custo, para atender às emergências em pacientes atingidos pelo covid-19 (novo coronavírus).

A iniciativa atende a um pedido da diretoria da Poli e reúne docentes, pesquisadores, alunos e representantes da iniciativa privada. Enquanto um respirador convencional no mercado tem um preço mínimo de cerca de R$ 15 mil, o projeto da USP permitirá produzir o equipamento a um valor em torno de R$ 1 mil.

“Por suas características, o projeto irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas”, afirma o engenheiro Raul Gonzalez Lima, coordenador de um grupo de cerca de 40 pessoas que estão envolvidas na iniciativa.

De acordo com a Poli, as peças para produção dos ventiladores podem ser adquiridas de fábricas do país, o que garante maior velocidade na montagem dos equipamentos e um custo bem menor.

O projeto tem licença open source, ou seja, é aberto para utilização pelos interessados em produzir o ventilador. A Poli USP será a responsável pelo projeto, mas não pela fabricação, que deve ser feita por empresas com autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Anvisa inclusive já baixou uma portaria disciplinando quais empresas podem montar os ventiladores e exige que tenham certificação para manufatura de equipamentos médicos, odontológicos ou hospitalares.

Equiamento
Modelo desenvolvido pela UPS (Foto: Poli USP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.