Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Mutirão de coleta de DNA para encontrar pessoas desaparecidas é iniciado

  • Notícias
  • >
  • Mutirão de coleta de DNA para encontrar pessoas desaparecidas é iniciado

(Foto: Agência Brasil)

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça, lançou a “Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas”, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, a ser celebrado nesta sexta-feira, dia 30.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), há dois pontos de coleta, sendo um no IML (Instituto Médico Legal) de Campinas, localizado na Rua Barão de Parnaíba, 300, no bairro Botafogo; e outro no IML de Americana, localizado na Avenida Ângelo Pascoti, 90, no Distrito Industrial Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o objetivo é contribuir para o banco de perfis genéticos, facilitando a identificação de desaparecidos. Depois de coletado, o material é usado em um cruzamento no banco de perfis genéticos de pessoas encontradas vivas ou falecidas, e que estão com identidade desconhecida nos bancos.

Segundo a organização, a iniciativa tem três etapas, e até esta sexta-feira, se concentra na coleta de DNA por saliva e impressões digitais dos familiares, e utilizará técnicas de identificação genética e papiloscópicas em mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil.

De janeiro a agosto de 2024 desapareceram mais de 45 mil pessoas no Brasil. Do total, 29.498 homens e 15.833 mulheres. Deste total, apenas 28.541 pessoas foram encontradas, pouco mais de 50% do total de desaparecidos.

 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.