Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Anélio Zanuchi, fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, falece aos 76 anos

  • Notícias
  • >
  • Anélio Zanuchi, fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, falece aos 76 anos

(Fotos: Folha de Valinhos)

Faleceu na noite desta terça-feira, dia 15, o comerciante, líder social e fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, Anélio Zanuchi, aos 76 anos. Ele havia sofrido um infarto e estava internado na Santa Casa de Valinhos.

Anélio iniciou sua trajetória como comerciante e proprietário do tradicional Bar Monte Castelo. Adepto à religião espírita, ele teve como mentor o conhecido médium Chico Xavier.  

Segundo pessoas próximas a ele, Anélio sempre acreditou que não era preciso dinheiro para fazer o bem, mas sim ter ideias edificantes, justas e amigos fiéis. Assim, ele deixou o legado de sua paixão pelas causas sociais, ao dedicar grande parte de sua vida ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, fundada em 1993 por ele, emitiu uma nota oficial de agradecimento a Anélio, cujo trecho destaca que “ele tocou e transformou a vida de milhares de pessoas, especialmente das crianças, sempre com um sorriso, uma palavra de incentivo e uma mão amiga (…) ele nos ensinou que, através da simplicidade, da humildade e da compaixão, qualquer um pode transformar o mundo ao seu redor”.

Anélio também foi um dos idealizadores das tradicionais festas de Natal no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini para famílias em situação de vulnerabilidade, e da “Gincana Nossa Gente”, criada em meados de 1990. Essa ação era realizada para arrecadar alimentos para cestas de Natal destinadas a centenas de famílias carentes da cidade. Além disso, a gincana premiava a equipe vencedora com uma moto, doada pela empresa Madia Moto Sport, e posteriormente revertida em recursos para a Casa da Criança.

Diante de outras inúmeras iniciativas e ações sociais desenvolvidas e executadas por Anélio, ele veio a se tornar uma importante figura para o desenvolvimento social de Valinhos, tendo marcado a vida de diversas famílias.

Anélio deixa sua esposa Sandra, os filhos adotivos Anderson e Cristiano, e os filhos André, Gustavo e João, de seu primeiro casamento, além de muitos amigos e admiradores do seu trabalho.

O velório de Anélio Zanuchi ocorre nesta quarta-feira, dia 16, das 9 às 15 horas, no Cemitério São João Batista.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Horário de verão não será adotado neste ano, anuncia o governo federal

O governo federal decidiu, nesta quarta-feira, dia 16, que o horário de verão não será retomado neste ano. O Jornal de Valinhos havia publicado a pouco mais de um mês sobre a discussão, que foi encerrada nesta quarta-feira e anunciada após reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da decisão.

Falecimento: Glauter de Assis (Camiseta)

Faleceu nesta terça-feira, dia 15, devido a um problema pulmonar, Gualter de Assis, aos 89 anos. Carinhosamente conhecido como Camiseta ou Mineiro, Gualter morava no Jardim das Figueiras e estava internado na Santa Casa de Valinhos há 17 dias.

Anélio Zanuchi, fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, falece aos 76 anos

Faleceu na noite desta terça-feira, dia 15, o comerciante, líder social e fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, Anélio Zanuchi, aos 76 anos. Ele havia sofrido um infarto e estava internado na Santa Casa de Valinhos.

Falecimento: Anélio Zanuchi

O comerciante e presidente da Casa da Criança de Valinhos, Anélio Zanuchi, faleceu nesta terça-feira, dia 15.