Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Dengue Sorotipo 3 volta a circular no Brasil após 17 anos

  • Notícias
  • >
  • Dengue Sorotipo 3 volta a circular no Brasil após 17 anos

(Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Valinhos)

A dengue voltou a ser um grande desafio para a saúde pública de todo o Brasil, com a confirmação da circulação do sorotipo 3 do vírus após 17 anos. Este novo ciclo da doença acendeu o alerta das autoridades municipais e estaduais, que já enfrentam um aumento considerável no número de casos. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2024, o Brasil registrou mais de 6,5 milhões de casos de dengue e quase 6 mil mortes, um cenário alarmante que também afetou o município de Valinhos.

O sorotipo 3 da dengue, que representa uma ameaça ainda maior devido ao seu potencial para evoluir para quadros mais graves, foi responsável por 40,8% dos casos confirmados no Brasil em dezembro de 2024. Especialistas destacam que o sorotipo pode causar formas mais severas da doença, como a dengue hemorrágica, e está associado a um aumento na letalidade.

A população mais vulnerável à doença, especialmente os idosos, tem sido a mais afetada. Dados nacionais indicam que a maioria das mortes ocorreu entre pessoas acima dos 60 anos, grupo que representa grande parte das vítimas fatais de 2024. A fragilidade do sistema imunológico e a comorbidade de outras doenças tornam esse grupo mais suscetível aos efeitos graves da dengue.

VALINHOS

Atualmente, Valinhos registra 22 casos de dengue positivos, sendo 18 casos contraídos no município, de acordo com informações buscadas pelo Jornal de Valinhos junto à assessoria de imprensa da prefeitura.

A Secretaria de Saúde informou que serão realizados treinamento para os profissionais de saúde, e como rotina, serão realizadas diversas ações: casa a casa com vistoria, orientações e notificações, busca ativa de novos casos de dengue, nebulização com inseticida em áreas com transmissão da doença, ações em pontos estratégicos e imóveis especiais, vistorias sanitárias com autuações e multas em casos de negligências, entre outras ações. Também serão feitas campanhas em conscientização em pontos de grande circulação, escolas, e canais digitais da prefeitura de Valinhos.

(Matéria: Redação do Jornal de Valinhos / Foto: Prefeitura de Valinhos)

 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.