Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Malabarista e palhaço Luca Di Vito transforma vidas através da arte em Valinhos e região

  • Notícias
  • >
  • Malabarista e palhaço Luca Di Vito transforma vidas através da arte em Valinhos e região

Foto arquivo pessoal

Valinhos tem entre seus talentos um artista que transforma a arte circense em um instrumento de conexão e emoção. Luca Di Vito Appolonio, 33 anos, encontrou no malabarismo e na palhaçaria sua vocação. "A melhor parte dessa profissão é poder tocar as pessoas e despertar sentimentos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia", afirmou em entrevista ao Jornal de Valinhos.

Natural de São Bernardo do Campo, Luca se mudou para Valinhos em 2003. Seu primeiro contato com o malabarismo foi em 2010, influenciado por um amigo mochileiro. “Fiquei fascinado pelas possibilidades que essa arte poderia me proporcionar”, conta. Em 2012, Luca aprofundou-se na palhaçaria, participando de cursos e oficinas que moldaram sua trajetória.

A amizade também foi crucial para sua formação. “Tive amigos na faculdade que também se interessaram pelo circo. Criamos o Encontro de Malabarismo Campineiro na Unicamp e, depois, o Cabaré Terceira Terça, um evento gratuito de palco aberto que durou três anos”, relembra. Sua formação inclui estudos com grandes nomes da palhaçaria, como Val de Carvalho e Chacovacci.

Atualmente, Luca é professor de expressão corporal no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, e oficineiro da Secretaria da Cultura de Valinhos. Na cidade, ele ministra aulas na Casa da Criança e do Adolescente e nos centros comunitários, proporcionando acesso à arte circense para jovens e crianças. Além disso, fundou o grupo “Trupecando”, com Maria Clara Texeira e João Bachega, e integra a associação “S.O.S – Alegria Que Previne”, que leva palhaçaria humanitária a hospitais e escolas.

Apesar dos desafios financeiros da carreira, ele segue firme na profissão que seu coração escolheu. “A arte exige persistência, mas ver o impacto que ela tem nas pessoas faz tudo valer a pena”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.