Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense de 7 anos enfrenta rotina desafiadora após diagnóstico de doença rara

  • Notícias
  • >
  • Valinhense de 7 anos enfrenta rotina desafiadora após diagnóstico de doença rara

Foto Arquivo Pessoal

Há três anos, a pequena valinhense Maria Vitória de Moraes Moreto enfrenta uma rotina desafiadora depois de ser diagnosticada com uma doença rara e grave, a SHUa ( Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica). Todas as noites, a menina de 7 anos precisa fazer diálise peritonial.

A mãe de Maria Vitória, Gislaine Cristina de Moraes Moreto, conta que teve uma gestação normal e sem intercorrências, com aleitamento materno exclusivo em 2018, quando ela nasceu. 

Aos 20 dias de idade, Maria Vitória não ganhava peso e o pediatra pediu uma série de exames. A menina ficou quatro meses internada no Hospital das Clínicas da Unicamp e passou a ser acompanhada no ambulatório de pacientes renais crônicos até maio de 2022. 

Em 2022, sua situação se agravou e a menina teve que iniciar a diálise peritoneal todas as noites. Ela passou a integrar o programa CAPD (Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua), quando o diagnóstico de SHUa foi confirmado. 

Hoje Maria Vitória faz uso de 10 medicações por dia e precisa de transplante de rim, mas vai ter que usar um medicamento muito caro para fazer o tratamento pós-transplante. Apesar de todas as dificuldades, a menina mantém a alegria e a esperança. Sua rotina pode ser conferida no Instagram: @mariavitoriamoreto_oficial. 

Maria Vitória estuda na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Dom Bosco, no Jardim São Marcos, onde a família mora. Ela está no 2º ano, gosta de passear, pintar, de brincar e sonha em ser médica para ajudar pessoas doentes. 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Professora Roseli Costa constrói em Valinhos uma bela história de ensinar e aprender

Roseli Costa, de 74 anos, queria ser assistente social quando criança, mas acabou abraçando a carreira de professora, na qual construiu uma bonita história de dedicação, aprendizagem e aprendizado. A maior parte da construção dessa jornada de educadora teve Valinhos como alicerce, sobre o qual ela edificou muitos cidadãos.

Observatório da USP em Valinhos tem atividades gratuitas para o público nas férias de julho

O Observatório Abrahão de Moraes, que fica em Valinhos com entrada por Vinhedo (Rua do Observatório, 1.777, bairro Fazenda Santana), promoverá a 8ª edição do evento “Férias com mais Estrelas”, com atividades gratuitas científicas, culturais e de observação astronômica para o público em geral, entre os dias 2 e 5 de julho.

Você conhece o Joaquim que leva alegria por onde passa em Valinhos?

Uma das figuras mais conhecidas de Valinhos, Joaquim Luís Gonçalves desfila simpatia e alegria pelas ruas da cidade, colecionando amigos e histórias. Um antigo sonho, a primeira moto que comprou foi também responsável por uma mudança em sua vida.

C&A inaugura loja no Shopping Valinhos e tem vagas de empregos abertas

A rede C&A inaugurou, na manhã desta terça-feira, dia 24, uma loja no Shopping Valinhos, a primeira da marca na cidade. A abertura integra o plano de expansão da companhia e faz parte do projeto da marca de oferecer espaços conectados ao perfil e às expectativas dos consumidores brasileiros.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.