Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Serra dos Cocais de Valinhos se recupera lentamente oito meses após grande incêndio

  • Notícias
  • >
  • Serra dos Cocais de Valinhos se recupera lentamente oito meses após grande incêndio

Foto Fábio Motta

Oito meses após o incêndio que devastou cerca de 270 mil metros quadrados da APA (Área de Proteção Ambiental) na Serra dos Cocais, em Valinhos, considerado um dos maiores da história da cidade, a vegetação local luta para se restabelecer.

Oito meses após o incêndio que devastou cerca de 270 mil metros quadrados da APA (Área de Proteção Ambiental) na Serra dos Cocais, em Valinhos, considerado um dos maiores da história da cidade, a vegetação local luta para se restabelecer. 

As chamas se espalharam entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro do ano passado. “As áreas passaram por um processo tão drástico de destruição pelo fogo que precisarão de dezenas a centenas de anos para que consigam se recuperar”, afirma o biólogo Fábio Motta. 

Motta faz parte do ISC (Instituto Serra dos Cocais), criado por pesquisadores, ambientalistas e voluntários para pesquisar e proteger a APA, após os incêndios do ano passado. 

O biólogo comentou que boa parte das áreas afetadas pelo fogo estão em propriedades particulares. No caso da Fazenda Santa Rita, os proprietários permitiram que o ISC tivesse acesso aos locais atingidos para a criação de projetos de regeneração da biodiversidade. “Instalamos uma base de pesquisa na fazenda”, conta. 

Motta explica que a Serra dos Cocais tem mais de 13 mil hectares nos municípios de Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Louveira. 

Desde 2021, o biólogo desenvolve pesquisas sobre a fauna da APA, e já fez dois inventários de vertebrados terrestres da Serra, que catalogou mais de 200 animais, muitos ameaçados de extinção, em uma área inferior a 1% de todo o território do patrimônio natural. 

Entre os animais ameaçados de extinção estão urubu-rei; gavião-pega-macaco, arara-canindé, onça-parda, sauá, jaguatirica, gato-do-mato e rãzinha-de-cachoeira. 

O incêndio de 2024, segundo ele, causou a morte de muitos animais e devastou seus habitats. “A fauna e a vegetação da Serra dos Cocais são um tesouro natural riquíssimo, um bem que deve ser protegido”.

O ISC está elaborando um projeto de levantamento de fauna e flora de pelo menos 1.000 hectares, cerca de 10% da Serra dos Cocais. Mais informações sobre o instituto podem ser obtidas no Whatsapp: (19) 99102-9179 ou no @InstitutoSerradosCocais

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.