Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Coisas que não podem ser esquecidas – Mauro Barbosa

  • Notícias
  • >
  • Coisas que não podem ser esquecidas – Mauro Barbosa

Mais um fato importante acontece no dia 17 de maio e que não podemos esquecer. Têm os que falam, que sempre são as mesmas coisas, porém não são as mesmas, até porque difícil acontecerem as mesmas coisas. Todavia, se todos os que merecem as nossas tributações tivessem essas necessárias recordações, talvez tivéssemos mais recordações dos que edificaram os nossos ambientes de vida – nossas cidades, onde dispomos de confortos, comodidades, que se pessoas especiais não tivessem feito as suas partes e ensejado os meios que serviram de base, para outros acréscimos e as formalizações do que já temos e que os futuros terão, sempre neste desenvolvimento, que esperamos para o planeta e para os nossos sucessores. Princípios do infinito.

E nada mais justo, de que nós e outras pessoas, em relação a outros também participantes das formaturas de nossa história, fizessem as mesmas coisas, lembrando os que nestas nossas passagens, que não retornamos, que outros sucessores presentes podem lembrar, como é o nosso objetivo, em relação ao nosso inesquecível JERÔNYMO.

 

E estas lembranças, dentro destas circunstâncias de vida são uma forma de entendermos, como sucessores e também temporários, que poderemos ser peças também, da história, que assim será a forma de sermos lembrados e do que participamos.

 

Se assim não fosse e se não existissem os que se preocupam com estes detalhes de nossas histórias e para um perpetuamento delas, não teríamos as histórias do mundo, dos países, das infelizes guerras e formações de países, formas de conexões etc. etc..

 

Não teríamos as histórias dos nossos precedentes – das pessoas que regularizaram o mundo, as divisões de territórios, as constituições dos sistemas democráticos, ditatoriais, direitos dos homens, das crianças e aí vai por este fim repleto de factoides.

 

Não teríamos a história de Valinhos, não saberíamos como ela se formou. De que jeito. Quem fez cada coisa e assim o passado seria um túnel escuro.

 

Dentro pois destes conceitos de cultura e de formações de nossa história, sempre em 17 de maio lembramos alguns dos feitos de um cidadão, que ajudou a formar a história de Valinhos – JERÔNYMO ALVES CORRÊA. Nosso primeiro Prefeito, ou seja, quem montou as primeiras linhas de realizações necessárias para a independência – o que agradou ao povo e voltou num terceiro mandato aumentando os feitos – construindo sede própria do município, alargando vias públicas centrais, para uma circulação mais fácil do progresso – asfaltando as vias públicas – determinando as regularizações de imóveis – fechamentos de terrenos abertos, construções de calçadas – criações de prontos socorros para atendimento da saúde pública – construções de escolas – regularização do cemitério, onde também é uma necessidade de fins de jornadas, construções de praças públicas, enfim, fez tudo com bastante arte e inteligência, na proporção da evolução da história em seus períodos de governo e homem dinâmico e que sabia o que queria e o que seria melhor para todo o povo valinhense, que trilha nesses parâmetros – com sucessões – presenças – participações e acréscimos, que não sabemos até onde chegarão, mas que não poderão passar desapercebidos, o que cada um colaborou para a formação e o desenvolvimento, no caso da cidade que vivemos, outros viveram e outros viverão até a eternidade. Parabéns Jerônymo.

 

-Mauro Barbosa-

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.