Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Itália aprova lei que restringe acesso à cidadania

  • Notícias
  • >
  • Itália aprova lei que restringe acesso à cidadania

Foto JV

A Itália aprovou lei que somente filhos e netos de italianos residentes no exterior poderão requerer a cidadania. A lei foi aprovada nesta terça-feira, dia 20, pela Câmara de Deputados e na semana passada pelo Senado.

Dados do governo brasileiro apontam que mais de 30 milhões de brasileiros têm vínculos com parentes italianos. Há pelo menos 110 mil processos de pedidos de cidadania de brasileiros em análise e milhares de ações judiciais foram movidas diretamente na Itália.

Entre as principais mudanças, a lei prevê que apenas filhos e netos de italianos poderão obter a cidadania por descendência e o prazo para registro de filhos descendentes de italianos reconhecidos como cidadãos vai até 31 de maio de 2026.

A lei determina ainda que não será mais possível obter a cidadania por procedimentos administrativos e os pedidos deverão ser feitos pela via judicial. Os processos iniciados até o dia 27 de março de 2025 permanecem válidos sob as regras antigas.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.