Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Você conhece alguma casa com piso de caquinhos em Valinhos?

  • Notícias
  • >
  • Você conhece alguma casa com piso de caquinhos em Valinhos?

Foto JV

O piso de caquinhos, que já foi muito popular no Brasil, mas acabou caindo em desuso, faz parte da história do desenvolvimento econômico de São Paulo. Muitos imóveis de Valinhos, porém, ainda preservam esse símbolo do desenvolvimento da indústria e arquitetura brasileira. Na foto, o piso de caquinhos adorna a entrada de uma casa na Vila Olivo, região central de Valinhos.

Na década de 1940, o estado de São Paulo passava por um importante avanço financeiro e industrial, inclusive com a instalação de um polo cerâmico. Uma das indústrias cerâmicas da cidade de São Caetano passou a produzir um piso muito popular na época, peças de cerâmica tingidas de vermelho, que tinham 20 por 20 centímetros cada uma. Quem podia pagar mais caro tinha outras opções de cores, amarelo e preto. 

Nas casas populares, o piso comum era o de cimento. A história conta que um funcionário da cerâmica pediu aos proprietários se podia levar para casa alguns descartes da produção, cacos dos pisos que não tinham utilidade e eram enterrados. Ele criou um mosaico e revestiu parte de sua casa com ele. 

A ideia vingou e os caquinhos descartados passaram a ser utilizados pela população com menos recursos financeiros, mas chamaram a atenção da classe média, que os adotou nas construções de seus quintais, principalmente nas décadas de 1940 e 1950, quando o revestimento virou moda.  

Com a revolução da indústria e da arquitetura, os caquinhos caíram em desuso, mas muitas casas ainda preservam parte dessa história em seus quintais, frente e até fachadas. 

Você conhece alguma casa com quintal de casaquinho? Conte pra gente. 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.