Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense João Guido Capovilla celebra 103 anos de vida e histórias na cidade

  • Notícias
  • >
  • Valinhense João Guido Capovilla celebra 103 anos de vida e histórias na cidade

Foto arquivo pessoal

O valinhense João Guido Capovilla comemora, nesta segunda-feira, dia 18, a impressionante marca de 103 anos de vida. Nascido e criado em Valinhos, ele é uma das figuras mais longevas da cidade e testemunha viva de mais de um século de transformações locais.

Morador do bairro São Cristóvão desde a infância, Capovilla construiu sua trajetória sempre ligada à cidade. Foi casado com Henriqueta de Gaspari Capovilla, já falecida, com quem teve sete filhos: Silvio (76 anos), Neusa (73 anos), Antônio (69 anos), Nelson (66 anos), Sinésio (65 anos), Cleusa (62 anos) e Elza (55 anos). Hoje, sua família reúne ainda 14 netos e 7 bisnetos, número que deve aumentar em breve, já que dois deles nascerão até o fim deste ano.

Entre as lembranças mais marcantes de sua vida em Valinhos, João destaca ao Jornal de Valinhos a época em que integrou a banda “Seresteiro do Luar” e os anos em que trabalhou como caminhoneiro. Após um acidente em 1973, deixou a profissão, mas, em 1975, se uniu a outros 27 motoristas autônomos para fundar a ETAVA (Empresa de Transportes Autônomos de Valinhos). Ele também ajudou seu pai, Angelo Capovilla, a fundar a antiga Vila Serrote, hoje denominada Rua Angelo Capovilla.

Questionado sobre as mudanças da cidade ao longo de mais de um século, João é categórico: “A tranquilidade mudou completamente”. Apesar disso, ele mantém uma rotina simples e prazerosa: cuida da parreira de uvas no quintal de casa e aproveita ao máximo a convivência com filhos, netos e bisnetos.

Sempre bem-humorado, revela o segredo da longevidade: “Vinho e cachaça de alambique sem excesso, sempre com moderação e curtindo uma boa música”. Apaixonado pelo pandeiro, instrumento que sempre gostou de tocar, ele ainda encontra disposição para participar das festas em família.

Recentemente, esteve presente em mais uma celebração marcante: o aniversário de sua irmã, Mercedes, que completou 100 anos de vida. Para João, esses momentos de união são os que dão sentido à sua longa trajetória.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Dia do Ciclista: Eduardo conta como o esporte mudou a sua vida

Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, celebrado nesta terça-feira, dia 19, o Jornal de Valinhos entrevistou o morador da cidade, Eduardo Augusto de Oliveira, de 40 anos. Ciclista há mais de 13 anos, e residente do bairro Jardim São Luiz, ele contou sobre seu amor pelo esporte e como a modalidade impactou sua vida.

Valinhense João Guido Capovilla celebra 103 anos de vida e histórias na cidade

O valinhense João Guido Capovilla comemora, nesta segunda-feira, dia 18, a impressionante marca de 103 anos de vida. Nascido e criado em Valinhos, ele é uma das figuras mais longevas da cidade e testemunha viva de mais de um século de transformações locais.

Campeonatos de vôlei e futebol estão com vagas abertas em Valinhos

A prefeitura de Valinhos abriu inscrições para interessados em participar dos Campeonatos Valinhenses de Futebol nas categorias Master e Menores, e também para a Copa Valinhos de Voleibol, que irão acontecer no segundo semestre deste ano.

Concurso público para professores com salários de até R$ 24 mil é aberto pela Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu nesta segunda-feira, dia 18, inscrições para dois concursos públicos para contratação de professores titulares, para atuação no Instituto de Biologia em período integral.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.