Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Você conhece a história da tubulação que levava água de Vinhedo a Campinas passando por Valinhos?

  • Notícias
  • >
  • Você conhece a história da tubulação que levava água de Vinhedo a Campinas passando por Valinhos?

Foto Acervo Haroldo Pazinatto

O Jornal de Valinhos traz nesta quarta-feira, dia 20, mais uma edição da coluna "Máquina do Tempo", com lembranças de acontecimentos, locais, momentos históricos e eventos ocorridos em Valinhos. Nesta quarta, a história contada é da antiga tubulação que atravessava Valinhos trazendo água de Vinhedo e levava para Campinas. A tubulação ficava exposta em alguns pontos da sua travessia, contudo era na região central de Valinhos onde ela mais chamava a atenção. Ela despontava na Avenida Onze de Agosto, quase na esquina da futura Avenida dos Esportes, onde hoje fica o CACC, e se submergia novamente no morro da avenida. Muita gente se lembra ainda da tubulação. Principalmente antigos estudantes da Escola Antônio Alves Aranha, que gostavam de se equilibrar por sobre a tubulação.

A história dessa tubulação tem início em 1890 quando Campinas contratou os engenheiros ingleses Robert Normanton e George Hara para projetar uma barragem na antiga Rocinha, hoje Vinhedo, para fornecimento de água para Campinas. Como a tubulação passava por Valinhos o município construiu sua estação de reservação, hoje ETA 1, no bairro Vera Cruz e também passou a receber essa água. Na época, a tubulação fornecia 12 milhões de litros de água. O aqueduto enviava água por gravidade, sem auxílio de bombas e com mais de 18 quilômetros de extensão.

Já em 1941, a adutora começou a atender exclusivamente Valinhos, mas ainda pertencia a Campinas. Em 1974, o prefeito de então, Arildo Antunes dos Santos, comprou de Campinas a Adutora, que recebeu o nome de “Adutora Municipal João Antunes dos Santos”, em homenagem ao pai de Arildo.

Mais tarde, com a barragem localizada em Vinhedo, o município vizinho tentou desapropriar a área, que pertencia a Valinhos. A briga foi parar nos tribunais, onde chegou ao STF (Superior Tribunal Federal), com vitória valinhense. Atualmente a barragem alimenta a Estação de Tratamento de Água I, sendo responsável por 9,3% da água consumida no município.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE VALINHOS/APM – REGIONAL VALINHOS EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE VALINHOS/APM – REGIONAL VALINHOS
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

FUNDAÇÃO HABITACIONAL DO EXÉRCITO – FHE – AVISO DE ALTERAÇÃO

FUNDAÇÃO HABITACIONAL DO EXÉRCITO – FHE – AVISO DE ALTERAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TERRAS DO ORIENTE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TERRAS DO ORIENTE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO INSTITUTO SOCIO ESPORTIVO CULTURAL PERFOMANTE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO INSTITUTO SOCIO ESPORTIVO CULTURAL PERFOMANTE

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.