Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Wilson Lazaretti de Valinhos ensina animação e conquista o cenário internacional

  • Notícias
  • >
  • Wilson Lazaretti de Valinhos ensina animação e conquista o cenário internacional

Foto: Arquivo Pessoal

O valinhense Wilson Lazaretti, de 72 anos, é um nome importante no cinema de animação brasileiro, com vários projetos em sua carreira, ele se destaca por ser um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e lecionar aulas no departamento de Artes Plásticas da Unicamp.

Em entrevista ao Jornal de Valinhos, disse que o desenho sempre esteve presente em sua vida, porém começou a desenvolvê-lo quando teve contato com professores de arte na escola, como a professora Jair e com o artista Bernardo Caro.


Apesar disso, ele aponta que não há necessidade de se estudar formalmente no mundo da arte. “Cheguei à conclusão de que é desnecessário, ninguém se torna um poeta frequentando uma academia, mas se torna um poeta se conviver com outros poetas.”


Mais tarde integrou o Grupo de artistas Pesquisa 70, que contava com nomes como Noboru e Tânia Barduchi. “O convívio possibilitou o meu desenvolvimento, ali fiz a minha transposição da pintura a óleo para o desenho, não o animado ainda”.


Naquela época ele já tinha interesse em desenho animado, mas só começou a produzir animações quando foi convidado para dar aulas no Conservatório Musical Carlos Gomes em Campinas. “A princípio, seria um curso de cineminha, mas logo se tornou de desenho animado”, disse.


Autodidata, Wilson começou a aprender tudo sobre animação, e pouco tempo depois fundou o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, junto do também animador, Maurício Squarisi.


Ao longo de sua carreira produziu diversos projetos,em destaque seu longa “História antes da história”, que foi exibido em festivais internacionais, como a Mostra 2013/Lisboa (Portugal) e no Brasil Cine Festival na Suécia.


Em 2015 ele recebeu o título de Cidadão Benemérito de Valinhos, por seus serviços prestados à comunidade e pela arte. Hoje ele atua como professor de animação no departamento de artes da Unicamp e também dá aulas em oficinas para todas as idades.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Wilson Lazaretti de Valinhos ensina animação e conquista o cenário internacional

O valinhense Wilson Lazaretti, de 72 anos, é um nome importante no cinema de animação brasileiro, com vários projetos em sua carreira, ele se destaca por ser um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e lecionar aulas no departamento de Artes Plásticas da Unicamp.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.