O monumento original foi furtado em outubro de 2018, durante uma série de crimes.

Uma réplica está sendo colocada no mesmo local onde ficava o Monumento dos Imigrantes original, criado no início da década de 1990 e que foi furtado em outubro de 2018, numa série de crimes contra monumentos e placas de bronze de bens públicos, na época, no município.

O Monumento dos Imigrantes homenageia a Colônia Italiana em Valinhos. A estátua ficará na Praça José Ferraro, no centro da cidade, no encontro da Avenida dos Imigrantes com a Avenida Gessy Lever.

O novo monumento reproduz a mesma família italiana, de pai, mãe e dois filhos, sendo um de colo, com o pai e um dos filhos com os pés fixados sobre o globo terrestre. A novidade é que os integrantes da família foram recriados em tamanho original, diferentemente do monumento anterior, que tinha altura de 60 centímetros.

A estátua foi concebida pelo ex-secretário de Cultura, Tite Stopiglia, e desenvolvida pelo artista Sergio Ceron, utilizando fotos do antigo monumento e usando pessoas caracterizadas como italianos da época como modelos. A peça foi produzida em concreto, com acabamento em pó de mármore.

De acordo com o Secretário de Cultura, Rodrigo Big, esta semana a equipe da Secretaria de Obras e Serviços da prefeitura está finalizando a caixa de concreto que vai servir de base para o novo monumento, que deverá ser recolocado até o final da próxima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.