
A Secretaria Municipal de Saúde informou que está fazendo o atendimento de pacientes sem urgência por telefone nas áreas de cardiologia, pediatria e pneumologia, especialidades médicas do CEV (Centro de Especialidades de Valinhos). O teleatendimento teve início em julho e está sendo usado, de acordo com a Saúde, para reduzir a demanda de casos simples que tiveram suas consultas canceladas por conta da pandemia da covid-19 (novo coronavírus).
Segundo a pasta, até a primeira semana de agosto, 306 pacientes já passaram pelo teleatendimento. Os médicos entram em contato por telefone com pacientes que já tinham encaminhamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) e que aguardam procedimentos como retornos, acompanhamento clínico e avaliação de resultados de exames médicos.
A diretora de Suporte ao Atendimento ao Usuário, da Secretaria de Saúde, Maria Inês Travaglini Credido, informou que as agendas para atendimento presencial ainda não estão abertas.
A Secretaria ainda informou que nos casos de urgência, mesmo no período de quarentena, os moradores são sempre atendidos em todas as especialidades, tanto nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) quanto no CEV.