
Em até 45 dias, deve entrar em operação na cidade de Campinas um serviço de entrega de produtos por meio de drones. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu uma licença de operação à empresa Speedbird Aero, que irá realizar o serviço a partir do Shopping Iguatemi.
Segundo o empresário André Arruda, sócio da Al Drones, empresa que conduziu o processo para a emissão da licença de operação pela Speedbird, o serviço ainda é experimental e deverá ter um alcance limitado a 2,5 km do entorno do shopping e levar cargas de até dois quilos de peso.
A transmissão das informações de posicionamento do voo do drone é realizada em tempo real, utilizando a rede de telefonia móvel.
Ainda de acordo com Arruda, o serviço já tem acordo firmado com a iFood, empresa que atua no setor de entrega de comida a partir de pedidos pela internet.
Essa é a primeira certificação do tipo emitida pela Anac e permite que o equipamento da empresa possa ser utilizado no serviço de delivery. A autorização é válida até agosto de 2021, e permite testes além da chamada “linha de visada visual” que é quando o operador não precisa ter contato visual para operar o drone.
Para realizar os voos, o operador da aeronave autorizada precisa seguir as regras previstas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial e as normativas de tráfego aéreo, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.