Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

  • Notícias
  • >
  • Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

(Foto: Renata Garcia)

Fernando Nogueira Rodrigues, de 51 anos, é casado com Roberta Alves de Almeida e pai de Rafael, de 17 anos. Apaixonado por jiu-jitsu, o morador do bairro Jardim Imperial, em Valinhos, treina a arte marcial desde 1992, quando a modalidade ainda era pouco popular no Brasil.

Seus treinamentos começaram na cidade de Alfenas, em Minas Gerais, cidade onde fazia faculdade e se interessou pela modalidade. Em Valinhos, treinou em academia da cidade e em Campinas. Hoje, Fernando é faixa preta com cinco graus.

Há oito anos, em 22 de agosto de 2016, Fernando teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) enquanto treinava e teve que ficar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 30 dias. Após este período iniciou seu processo de reabilitação.

Em entrevista ao Jornal de Valinhos, Roberta, esposa de Fernando, contou que ele teve que contar com ajuda de psicólogo, terapia ocupacional, nutricionista e equipe médica. Hoje, após oito anos do AVC, continua com tratamento em fisiatra e neurologista.

Por conta do AVC, Fernando ficou com limitação para andar e o lado direito do seu corpo perdeu os movimentos. “Ele trabalhava como anestesista veterinário, onde ele é formado e tem mestrado. Por conta da limitação do lado direito, ele teve que parar de trabalhar na área. Com toda certeza essa foi a maior tristeza que ele enfrentou”, disse Roberta.

Após o AVC, Fernando voltou a praticar a arte marcial que sempre amou. Com as limitações e dificuldades na parte direita do seu corpo, teve que se readaptar, porque na maioria dos golpes ele pode usar apenas o lado esquerdo. “No jiu-jitsu, a maioria dos golpes usa os dois pés e dois braços, então eu sempre tenho que fazer uma força dobrada nos braços para conseguir aplicá-los corretamente”, explicou Fernando.

Atualmente, mesmo com as limitações, Fernando se reencontrou profissionalmente e começou a dar aulas de jiu-jitsu para crianças na academia onde treina. “O Fernando tem uma história de superação. Depois do AVC ele poderia ter ficado em casa, mas decidiu voltar a praticar a arte marcial e se reencontrar na luta”, finalizou Roberta.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Hortifruti Fartura

Flores e cestas para um final de ano especial 😍🌹 A Dica do Vinícius de hoje é no Hortifruti Fartura, …

Loja É D+

Tudo que você precisa em um só lugar 🤩🔝 A Dica do Vinícius de hoje é na É D+, uma …

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VALINHOS

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE …

Falecimento: Tais Messias Santana

Faleceu nesta quinta-feira, dia 19, Tais Messias Santana, 30 anos, por conta de complicações causadas pela covid-19.