Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

  • Notícias
  • >
  • Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

(Foto: Renata Garcia)

Fernando Nogueira Rodrigues, de 51 anos, é casado com Roberta Alves de Almeida e pai de Rafael, de 17 anos. Apaixonado por jiu-jitsu, o morador do bairro Jardim Imperial, em Valinhos, treina a arte marcial desde 1992, quando a modalidade ainda era pouco popular no Brasil.

Seus treinamentos começaram na cidade de Alfenas, em Minas Gerais, cidade onde fazia faculdade e se interessou pela modalidade. Em Valinhos, treinou em academia da cidade e em Campinas. Hoje, Fernando é faixa preta com cinco graus.

Há oito anos, em 22 de agosto de 2016, Fernando teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) enquanto treinava e teve que ficar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 30 dias. Após este período iniciou seu processo de reabilitação.

Em entrevista ao Jornal de Valinhos, Roberta, esposa de Fernando, contou que ele teve que contar com ajuda de psicólogo, terapia ocupacional, nutricionista e equipe médica. Hoje, após oito anos do AVC, continua com tratamento em fisiatra e neurologista.

Por conta do AVC, Fernando ficou com limitação para andar e o lado direito do seu corpo perdeu os movimentos. “Ele trabalhava como anestesista veterinário, onde ele é formado e tem mestrado. Por conta da limitação do lado direito, ele teve que parar de trabalhar na área. Com toda certeza essa foi a maior tristeza que ele enfrentou”, disse Roberta.

Após o AVC, Fernando voltou a praticar a arte marcial que sempre amou. Com as limitações e dificuldades na parte direita do seu corpo, teve que se readaptar, porque na maioria dos golpes ele pode usar apenas o lado esquerdo. “No jiu-jitsu, a maioria dos golpes usa os dois pés e dois braços, então eu sempre tenho que fazer uma força dobrada nos braços para conseguir aplicá-los corretamente”, explicou Fernando.

Atualmente, mesmo com as limitações, Fernando se reencontrou profissionalmente e começou a dar aulas de jiu-jitsu para crianças na academia onde treina. “O Fernando tem uma história de superação. Depois do AVC ele poderia ter ficado em casa, mas decidiu voltar a praticar a arte marcial e se reencontrar na luta”, finalizou Roberta.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

“Bolsa Estágio Ensino Médio” com remuneração de até R$ 1 mil é lançada pelo governo do Estado

O governo do Estado lançou nesta quarta-feira, dia 2, o programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio). A iniciativa terá início em fevereiro de 2025 e é voltada para alunos do ensino médio técnico da rede pública estadual.

Transporte coletivo em Valinhos será gratuito neste domingo de eleições

Com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes às escolas para a eleição e garantir o direito ao voto, a prefeitura de Valinhos informou que o transporte público coletivo será gratuito das 4 da madrugada à meia noite deste domingo, dia 6. Para garantir a medida, um decreto foi publicado nesta quinta-feira, dia 3.

Araxá oferece inovação e qualidade na fabricação de telhados em Valinhos

A Araxá Telhados, uma empresa pioneira no segmento de telhados em aço galvanizado, se destaca na Região Metropolitana de Campinas (RMC), atuando com produtos de fabricação própria e marca registrada. Credenciada pelo CREA-SP, a empresa já completou mais de 3 mil obras na região, contribuindo significativamente para a qualidade e eficiência no setor de construção civil. Em abril de 2025, a Araxá Telhados celebrará 12 anos de atuação no mercado.

Cotuca abre vagas para cursos técnicos gratuitos destinados a moradores de Valinhos e região

A Eaton, empresa global de gerenciamento inteligente de energia, informou que está com 20 vagas abertas para o curso gratuito de assistente de produção industrial na unidade de Valinhos. As inscrições estão abertas até o dia 31 deste mês.