Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Após dez anos de batalhas pela sobrevivência, o valinhense Paulo Orlando celebra a vida

  • Notícias
  • >
  • Após dez anos de batalhas pela sobrevivência, o valinhense Paulo Orlando celebra a vida

Foto Arquivo Pessoal

Durante dez anos, o jornalista Paulo Orlando percorreu uma jornada única de múltiplas batalhas de sobrevivência. Após um acidente que o deixou um mês na UTI e quatro anos de cama, sem enxergar nem se movimentar, ligado a aparelhos para respirar e comer, aos 36 anos Paulo celebra a vida e o amor da mãe Sônia Regina, que ficou o tempo todo ao seu lado.

Em 2014, o jovem cursava o terceiro ano de Jornalismo na PUC-Campinas e saiu com os amigos para comemorar por ter sido contratado por uma revista. O grupo sofreu um acidente de trânsito, o carro bateu em um poste e Paulo estava sem cinto de segurança. 

O jornalista ficou um mês internado na UTI, perdeu os movimentos, a visão, precisou de aparelhos para respirar e comer. Quando deixou a UTI, passou quatro anos de cama, vivendo com ajuda dos aparelhos. 

Conseguiu recuperar os movimentos lentamente. Foram longos anos de tratamento, com ao menos 15 terapias diferentes, fisioterapia e fonoaudiologia. “Uma série interminável de jalecos e milagres”, conta Paulo. Ele explica que contou com a fé e a fundamental ajuda da mãe em todo o seu processo de recuperação. 

“O que me estimulou para minha recuperação plena, considerada como milagrosa até na boca de médicos que me trataram, foi acima de tudo minha mãe, que ficou o tempo inteiro comigo na UTI e na cama. Nada como o amor de uma mãe”, afirma. 

Paulo voltou à faculdade ainda debilitado, de cadeira de rodas e enxergando pouco. Contou com o apoio da universidade para retomar as aulas e se formar. “É milagroso pensar que entrei na faculdade com uma cadeira de rodas, enxergando muito pouco e me formei de pé, enxergando e com um sorriso no rosto. Foi uma conquista imensa jogar aquele diploma pro alto”, diz. 

O jovem nunca perdeu o otimismo e a fé na sua recuperação. “O processo de recuperação, junto a todo sofrimento passado, foi a cruz que tinha que carregar. Todos temos um desafio a superar. Junto a Deus, tudo é possível”, afirma. 

A grande vitória veio no ano passado, quando o neurologista disse a Paulo que, após uma década, ele estava plenamente restabelecido, do corpo e da mente, em plenas condições físicas e cognitivas. “Ele disse que nunca tinha visto algo assim, em toda sua carreira”, lembra. 

Paulo retornou ao trabalho como caixa de supermercado e hoje atua em uma grande empresa de educação. Ele conta que tem muitos planos para o futuro, principalmente conquistar sua independência. “Eu não vou parar de lutar e agradecer por cada vitória sempre. A expectativa é de seguir com fé no peito, acima de tudo, e com minha família e amigos ao lado. É sobre agradecer pelo que você já tem”, diz. 



Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Falecimento: João Carlos Pereira da Costa (Mura)

Faleceu o morador de Valinhos João Carlos Pereira da Costa, conhecido como Mura, aos 64 anos. Ele deixa a mulher Ida Costa, o filho Douglas Biato e os netos Thayla, Manuella, Yanna, Tarislaine, Mikeli, Júnior e Renan. O falecimento ocorreu na segunda-feira, dia 16, em decorrência de uma hemorragia.

Fim de semana tem festa junina em três paróquias de Valinhos

O fim de semana será animado por festas juninas em Valinhos, celebrando a aproximação do Dia de São João, comemorado em 24 de junho, próxima terça-feira. As festas vão acontecer nas paróquias de São Sebastião, Santa Rita de Cássia e São José de Anchieta.

Servidores do DAEV recebem homenagem na Câmara de Valinhos

A Central de Atendimento Presencial e o canal 08000 do DAEV SA foram homenageados pela Câmara Municipal com uma Moção de Louvor e Congratulações, aprovada por unanimidade durante a sessão do último dia 10.

Inverno começa nesta sexta com previsão de dias frios em Valinhos

O inverno começa nesta sexta-feira no Brasil, com o solstício às 23h42, o que fará com que a noite desta quinta será a mais longa do ano. A estação se estende até o dia 22 de setembro e a previsão é de que seja mais gelada que nos dois anos anteriores, segundo o Climatempo.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.