Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Armazém Irmãos Pozzuto foi referência em Valinhos por 46 anos

  • Notícias
  • >
  • Armazém Irmãos Pozzuto foi referência em Valinhos por 46 anos
Armazém Irmãos Pozzuto foi referência em Valinhos por 46 anos

Armazém ficava na Av. Onze de Agosto, quase esquina com a Av. Independência

Com muita história e tradição, o Armazém Irmãos Pozzuto, que ficava na Avenida Onze de Agosto, no bairro Vila Clayton, quase esquina com a Avenida Independência, em Valinhos, foi referência na cidade por 46 anos, no ramo de secos e molhados, comércio típico do século XX.

Com a fama de ter de tudo para a população, o armazém da família Pozzuto abriu as portas em janeiro 1961, com Francisco Antônio Pozzuto, conhecido como “Chico”. Também fizeram parte da história do armazém os dois filhos de Chico, Everaldo e Edson, seus irmãos José, hoje com 87 anos, e João Pozzuto (já falecido), o cunhado Victor Capovilla e, por último, o sobrinho, João Batista Pozzuto, que ingressou no armazém após a morte de seu pai João Pozzuto, em 1973, e permaneceu trabalhando no local por 34 anos.

O estabelecimento, que era marcado pelas conchas nas sacas de cereais e balanças no balcão, se tornou um dos poucos locais da cidade que resistiu há mais de quatro décadas com um comércio de vendas de produtos a granel como arroz e feijão, até os mais variados, como por exemplo, bacalhau, bacias e panelas de alumínio, fumo de corda, pedras de anil, lampião de querosene, velas, corante de tingir roupas, dentre outros produtos.

Em entrevista, João Batista Pozzuto explicou que o armazém também tinha uma kombi que percorria a cidade fazendo entregas, inclusive na zona rural, onde estava a maior freguesia do armazém. “Além de alimentos, também vendíamos botinas, enxadas e outros utensílios que eram usados por agricultores”, disse, ao acrescentar que o estabelecimento também tinha uma linha completa de produtos higiênicos.

Após décadas de atendimento, em fevereiro de 2007 o armazém fechou as suas portas devido ao crescimento de lojas especializadas em produtos industrializados, como mercearias e supermercados. Após três anos, em fevereiro de 2010, João Pozzuto lançou um livro intitulado “Do Outro Lado do Balcão”, que conta a história do armazém. (Matéria: exclusiva da Redação do Jornal de Valinhos / Fotos: Acervo Paulo Martins, Marcos Parodi, Tom Santos e Paulo Roberto Rezende).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Praça Washington Luís em Valinhos terá evento de adoção animal neste domingo

O Praça Washington Luís, em Valinhos, recebe na manhã deste domingo, dia 31, o “Dia de Cão”, evento de adoção de cães do Cãoscientização Animal de Valinhos. A feira está prevista para começar às 9 horas com término às 12 horas.

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.