Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos
Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

Vista da Matriz São Sebastião, que fica no centro da cidade

A Matriz de São Sebastião, considerada uma das mais belas obras arquitetônicas da história de Valinhos, completou 80 anos de história no último dia 19. Inaugurada em 1944, diversos padres fizeram parte da história da Matriz. Confira abaixo oito destes sacerdotes.

Projetada pelo engenheiro Lix da Cunha, a Matriz foi construída em um terreno em frente à primeira Matriz, no Largo São Sebastião, que no início do século XX já se tornara pequena diante da crescente população do Distrito de Valinhos. De acordo com informações da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), em 1910 aparece o registro da necessidade de ampliação do prédio durante a visita pastoral do bispo de Campinas, Dom João Baptista Corrêa Nery.

Com a chegada do padre Manoel Guinot, em 22 de dezembro de 1937, o movimento pela construção da nova Matriz ganhou força. Segundo a APHV, os irmãos Vitório e Vicente Bissoto compraram a área atrás da primeira Matriz junto à família Ungaretti, e doaram parte dela posteriormente para a construção da nova igreja.

O padre Manoel Guinot foi atrás de recursos e conseguiu parte do dinheiro para a construção, mas faleceu em janeiro de 1939, sendo sucedido pelo padre Bruno Nardini, que fez o lançamento solene da pedra fundamental da nova Matriz no dia 4 de junho de 1939. Com empenho da comunidade valinhense, no dia 19 de março de 1944 (Dia de São José) a atual Matriz foi inaugurada. Hoje ela é comandada pelo padre Jonas Duarte Christal, que assumiu no ano passado. A produção desta reportagem contou com a ajuda da Ar2 Comunicação & Eventos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Espetáculo de dança “Sobre Nós” terá apresentação gratuita em Valinhos nesta sexta-feira

O Teatro Darci Rossi, na Câmara Municipal de Valinhos, receberá na noite desta sexta-feira, dia 18, às 20 horas, o espetáculo de jazz e dança contemporânea “Sobre Nós”, que explora a relação entre o passado e o presente, com músicas como “Evidências” e “Como Vai Você” e peças eruditas do compositor e maestro brasileiro Villas Lobos.

Horário de verão não será adotado neste ano, anuncia o governo federal

O governo federal decidiu, nesta quarta-feira, dia 16, que o horário de verão não será retomado neste ano. O Jornal de Valinhos havia publicado a pouco mais de um mês sobre a discussão, que foi encerrada nesta quarta-feira e anunciada após reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da decisão.

Falecimento: Glauter de Assis (Camiseta)

Faleceu nesta terça-feira, dia 15, devido a um problema pulmonar, Gualter de Assis, aos 89 anos. Carinhosamente conhecido como Camiseta ou Mineiro, Gualter morava no Jardim das Figueiras e estava internado na Santa Casa de Valinhos há 17 dias.

Anélio Zanuchi, fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, falece aos 76 anos

Faleceu na noite desta terça-feira, dia 15, o comerciante, líder social e fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, Anélio Zanuchi, aos 76 anos. Ele havia sofrido um infarto e estava internado na Santa Casa de Valinhos.