Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos
Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

Vista da Matriz São Sebastião, que fica no centro da cidade

A Matriz de São Sebastião, considerada uma das mais belas obras arquitetônicas da história de Valinhos, completou 80 anos de história no último dia 19. Inaugurada em 1944, diversos padres fizeram parte da história da Matriz. Confira abaixo oito destes sacerdotes.

Projetada pelo engenheiro Lix da Cunha, a Matriz foi construída em um terreno em frente à primeira Matriz, no Largo São Sebastião, que no início do século XX já se tornara pequena diante da crescente população do Distrito de Valinhos. De acordo com informações da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), em 1910 aparece o registro da necessidade de ampliação do prédio durante a visita pastoral do bispo de Campinas, Dom João Baptista Corrêa Nery.

Com a chegada do padre Manoel Guinot, em 22 de dezembro de 1937, o movimento pela construção da nova Matriz ganhou força. Segundo a APHV, os irmãos Vitório e Vicente Bissoto compraram a área atrás da primeira Matriz junto à família Ungaretti, e doaram parte dela posteriormente para a construção da nova igreja.

O padre Manoel Guinot foi atrás de recursos e conseguiu parte do dinheiro para a construção, mas faleceu em janeiro de 1939, sendo sucedido pelo padre Bruno Nardini, que fez o lançamento solene da pedra fundamental da nova Matriz no dia 4 de junho de 1939. Com empenho da comunidade valinhense, no dia 19 de março de 1944 (Dia de São José) a atual Matriz foi inaugurada. Hoje ela é comandada pelo padre Jonas Duarte Christal, que assumiu no ano passado. A produção desta reportagem contou com a ajuda da Ar2 Comunicação & Eventos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Buldogue Bud ficou paraplégico por conta de hérnia de disco e hoje usa cadeira de rodas

“Meu nome é Leandro Bouth, sou casado com Lucilia Bouth, e um dos nossos companheiros de quatro patas é o buldogue francês Bud, conhecido nas redes sociais como Bud Em Movimento. Ele tem cinco anos e ficou paraplégico no ano passado.

Cajuzinho e outros pets estão para adoção no Bem-Estar Animal de Valinhos

Para quem deseja adotar um pet, o Bem-Estar Animal está com cães e gatos disponíveis para adoção.

Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

Fernando Nogueira Rodrigues, de 51 anos, é casado com Roberta Alves de Almeida e pai de Rafael, de 17 anos. Apaixonado por jiu-jitsu, o morador do bairro Jardim Imperial, em Valinhos, treina a arte marcial desde 1992, quando a modalidade ainda era pouco popular no Brasil.

Av. dos Esportes em Valinhos tem “Rolimã de Rua” neste domingo

O tradicional “Rolimã de Rua” terá mais uma edição na manhã deste domingo, dia 15, a partir das 8 horas na Avenida dos Esportes, ao lado do Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos.