Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos
Arraste para o lado e veja 8 padres que passaram pela Matriz São Sebastião em Valinhos

Vista da Matriz São Sebastião, que fica no centro da cidade

A Matriz de São Sebastião, considerada uma das mais belas obras arquitetônicas da história de Valinhos, completou 80 anos de história no último dia 19. Inaugurada em 1944, diversos padres fizeram parte da história da Matriz. Confira abaixo oito destes sacerdotes.

Projetada pelo engenheiro Lix da Cunha, a Matriz foi construída em um terreno em frente à primeira Matriz, no Largo São Sebastião, que no início do século XX já se tornara pequena diante da crescente população do Distrito de Valinhos. De acordo com informações da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), em 1910 aparece o registro da necessidade de ampliação do prédio durante a visita pastoral do bispo de Campinas, Dom João Baptista Corrêa Nery.

Com a chegada do padre Manoel Guinot, em 22 de dezembro de 1937, o movimento pela construção da nova Matriz ganhou força. Segundo a APHV, os irmãos Vitório e Vicente Bissoto compraram a área atrás da primeira Matriz junto à família Ungaretti, e doaram parte dela posteriormente para a construção da nova igreja.

O padre Manoel Guinot foi atrás de recursos e conseguiu parte do dinheiro para a construção, mas faleceu em janeiro de 1939, sendo sucedido pelo padre Bruno Nardini, que fez o lançamento solene da pedra fundamental da nova Matriz no dia 4 de junho de 1939. Com empenho da comunidade valinhense, no dia 19 de março de 1944 (Dia de São José) a atual Matriz foi inaugurada. Hoje ela é comandada pelo padre Jonas Duarte Christal, que assumiu no ano passado. A produção desta reportagem contou com a ajuda da Ar2 Comunicação & Eventos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Cata-bagulho abrangerá região do São Bento na próxima 2ª

A operação “Cata-Bagulho” vai abranger a região do São Bento do Recreio a partir desta segunda-feira, dia 15. O serviço de coleta já está em sua quinta semana de funcionamento, e abrangerá o total de cinco bairros a sexta-feira, dia 19. São eles: Biquinha, São Bento do Recreio, Chácaras Alpinas, Parque Valinhos e Jardim São Marcos.

Autor do gol de estreia do Valinhos EC sub-15 tem histórico de artilheiro na base

No jogo de estreia válido pelo Campeonato Paulista de Futebol sub-15 ocorrido no último dia 6, sábado, aos 24 minutos do primeiro tempo, em uma jogada individual com a perna esquerda, Pedro Daltro abriu o placar e fez o primeiro gol da história do Valinhos EC no torneio. O jogo terminou em 1 a 1 e o Valinhos EC saiu com um ponto do embate contra o Rio Branco de Americana.

“Feira Arte na Praça” vai ter edição multicultural neste domingo

A “Feira Arte na Praça” deste domingo, dia 14, terá edição multicultural contando com música ao vivo, aula de ioiô, oficina de mandalas e exposição da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Valinhos.

Trecho da Av. Invernada em Valinhos continua interditado após rompimento de tubulação de gás

O trecho da Avenida Invernada próximo ao HBG Mall, em Valinhos, continua interditado na manhã deste sábado, dia 13, após ter ocorrido rompimento da tubulação da rede da Comgás na tarde desta sexta-feira.