Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Artista Melissa Costa de Valinhos assina obras sacras e vitrais em igrejas pelo Brasil

  • Notícias
  • >
  • Artista Melissa Costa de Valinhos assina obras sacras e vitrais em igrejas pelo Brasil

Foto: Arquivo Pessoal 

A artista visual de Valinhos Melissa Costa atua com projetos de vitrais, ilustrações religiosas e arte sacra em espaços litúrgicos de várias partes do país. Formada em Artes Visuais e Design pela PUCCAMP, ela também estuda Arte e Arquitetura para o Espaço Celebrativo na FASBAM, em Curitiba.

 

Melissa lembra que o incentivo à arte veio desde a infância. “Tive apoio principalmente do meu avô, que sempre me encorajava a pintar. No sítio onde ele morava, deixava lápis de cor e papéis guardados pra eu desenhar. Meus pais também me apoiaram, me colocando em cursos e me permitindo explorar essa paixão”, contou em entrevista ao Jornal de Valinhos.

Melissa iniciou sua trajetória profissional em Vinhedo, onde viveu de 1997 a 2011. “Foi no quarto ano da faculdade que comecei a trabalhar com vitrais na empresa Geukas, que tinha sede em Vinhedo. Lá projetei o vitral do Teatro Municipal, o primeiro trabalho que assinei”, relembrou.

Com o tempo, ela direcionou seu trabalho para a arte sacra. “Os projetos de vitrais religiosos me abriram os olhos para o valor simbólico da arte nos espaços celebrativos. Isso mudou o meu olhar e o meu caminho profissional”, afirmou.

Entre os projetos mais importantes estão os vitrais da Igreja Bom Jesus do Horto, em Juazeiro (CE), do Santuário de Santa Rita, em Cássia (MG), e do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba (PR), todos em parceria com a empresa D’falco Vitrais. Ela também expôs temporariamente no Museu de Arte Sacra de São Paulo em 2024.

Além dos vitrais, Melissa cria ilustrações catequéticas e obras autorais com temas ligados à espiritualidade e à condição feminina. “Minha arte sempre teve uma ligação com o sagrado e com a figura feminina. São temas que me atravessam”, explicou.

Em Valinhos, participou do projeto “Álbum de Figurinhas dos Artistas”. “Foi importante pra mim porque me vi pertencendo de fato a uma comunidade artística”, disse. Ela também integra o coletivo Ocupe Arte de Valinhos e a Pastoral do Artista Sacro da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.