O tradicional Galo de Barcelos, que teve origem em Portugal, após uma popular lenda de mais de 600 anos ganhar espaço no país, virou um representante oficial do folclore português em feiras turísticas internacionais, sendo conhecido mundialmente por suas características únicas.

A Cerâmica Portuguesa Santa Cristina, há mais de 50 anos, se destaca em Valinhos e região pela produção deste tradicional símbolo da sorte e felicidade. Nesta quarta-feira, dia 4, a equipe do Jornal de Valinhos esteve no local e, em entrevista, o administrador José Araújo Martins, revelou toda a história da família e o processo de produção dos exemplares.

“Meu pai, Joaquim Pereira Martins, hoje com 93 anos de idade, veio em 1954 de Portugal para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo, e ai veio então para Valinhos trabalhar em uma cerâmica de vasos”, revelou José, acrescentando que Joaquim viu a oportunidade de empreender e, em 1957, quando abriu a cerâmica, trouxe a família de seu país natal. “Estou aqui desde que me conheço por gente”, brincou.

“Meu pai retornou para Portugal em 1969 (…) nessa época, conheceu a importância do Galo na cultura portuguesa, e trouxe essa técnica para nossa cerâmica, que já fazia peças decorativas”, explicou.

Em toda a produção a etapa de pintura é realizada à mão. “Minha mãe, Laura Alves de Araújo, pinta até hoje, aos 93 anos”, disse José com orgulho.

A Cerâmica Santa Cristina fica na Av. Independência, nº 550, na Vila Olivo. Telefone (19) 3871-2067.

 

LENDA

Certa vez, em Barcelos, pequena cidade do norte de Portugal, um homem foi condenado à forca. Convicto de sua inocência, pediu para que o levassem a casa do juiz e, ao se deparar com um galo assado no local, afirmou que este levantaria e cantaria, caso ele fosse inocente. Na mesma hora, o animal cantou, libertando o acusado.

José Martins exibe com orgulho alguns exemplares produzidos na cerâmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.