Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Demolição da sede da antiga Fazenda Jurema acende alerta sobre o patrimônio de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Demolição da sede da antiga Fazenda Jurema acende alerta sobre o patrimônio de Valinhos

Foto Divulgação

A demolição da casa-sede da antiga Fazenda Jurema, localizada no atual Lar São Joaquim, em Valinhos, acendeu um alerta na APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos).

Nesta semana, a Associação fez um apelo público sobre a propriedade. “A demolição representa uma perda irreparável para o patrimônio cultural da cidade, apagando parte fundamental de sua memória arquitetônica e social”, informou a APHV. 

Construída no século 19, a sede da fazenda era uma das estruturas mais antigas de Valinhos, testemunha da época em que a cidade se destacava pela produção cafeeira, com cerca de 150 mil pés de café e tecnologia a vapor. 

A fazenda pertenceu a famílias tradicionais, como os Sousa Queirós e os Campos Sales, e mais tarde foi rebatizada como Fazenda São Domingos.

A APHV alertou para a importância de preservar as poucas estruturas históricas que ainda restam em Valinhos, como a Fazenda Candinho, que também carrega grande valor histórico e arquitetônico.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.