O Dia Nacional do Fotógrafo é celebrado nesta sexta-feira, dia 8, e, em Valinhos, esses profissionais ajudam a eternizar momentos da história da cidade e pessoas. Entre eles, está o saudoso Haroldo Pazinatto, que deixou um legado de imagens da cidade e hoje dá seu nome ao Museu Municipal.

E quando se fala em fotografia, há nomes tradicionais como o da família Parodi, que há 65 anos possui loja na cidade, estando na quarta geração de fotógrafos.

Em entrevista ao Jornal de Valinhos, Chico Parodi contou que já fotografa há mais de 37 anos. “O maior desafio nesse tempo é manter-se atualizado com as novas tecnologias”.

Chico revelou ainda que não tem uma visão muito eclética sobre os diferentes tipos de fotografia, e que se adapta em todos os estilos.

O fotógrafo comentou ainda com orgulho sobre a profissão presente em sua família. “A fotografia é essencialmente importante na minha vida pessoal e da minha família, que vivemos por todo esse tempo deste ofício maravilhoso”, finalizou.

Ainda na área de eventos sociais, Valinhos perdeu recentemente Antônio Custódio da Silva, o Toninho Fotógrafo, que registrou casamentos no município por mais de 30 anos. O filho de Toninho, o também fotógrafo Guilherme Pontes, contou ao JV um pouco sobre sua carreira, seguindo os passos do pai.

Guilherme revelou que iniciou muito cedo. “Comecei a fotografar profissionalmente aos 15 anos, porém, acompanhava meu pai desde criança. Herdei dele essa profissão que tanto amo”, disse.

Sobre os desafios da profissão, Guilherme conta que a pandemia tem atrapalhado diretamente o ramo. “Como trabalhamos no seguimento de eventos sociais com foco em casamentos, ficamos seis meses sem fotografar um evento sequer”, revelou.

Entre os estilos de fotografia, Guilherme conta qual o seu favorito. “Nosso foco é um registro atemporal e verdadeiro. Buscamos captar todos os momentos com todo o nosso coração e amor pela profissão”.

Já a fotógrafa Elaine Arrelaro contou ao JV que também começou muito cedo no meio. “Quando eu tinha 15 anos, trabalhando no balcão de uma loja de fotografia. Aí me apaixonei pela arte e não parei mais”, revelou.

O estilo de fotografia de Elaine é diferente. A profissional se especializou ensaios de gestante, newborn, acompanhamento de bebes e famílias.

A fotógrafa ainda destaca que “sempre dou preferência para fotos mais espontâneas, captando a emoção do momento”.

Para Elaine, o maior desafio é conciliar a vida pessoal à profissional. “A fotografia exige muita dedicação. Temos que administrar muito bem o tempo”, finalizou.

 

DIA DO FOTÓGRAFO: VALINHENSES FALAM SOBRE TRAJETÓRIA E DESAFIOS DA CARREIRA
Fotógrafa Elaine Arrelaro; fotógrafo Guilherme ao lado de seu saudoso pai, Toninho Fotógrafo e o tradicional e conhecido Chico Parodi

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.