Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Dona Delza tem 94 anos e mora em Valinhos desde 1931

  • Notícias
  • >
  • Dona Delza tem 94 anos e mora em Valinhos desde 1931

Foto: arquivo pessoal

“Recordações que ficam para a vida toda”. Foram com essas palavras que Delza Aparecida Fernandes Pinto Antunes dos Santos, de 94 anos, recordou de momentos importantes que vivenciou em Valinhos durante entrevista ao Jornal de Valinhos.

Ela, que nasceu em Santos em 1929, mas veio para Valinhos em 1931, aos dois anos de idade, contou que em 1953 presenciou a emancipação de Valinhos. “Me recordo que Altino Gouveia, Bepe Spadaccia, Horácio Amaral, Silvio Antoniazzi, Mário Vieira Braga, Padre Bruno Nardini e meu cunhado João Antunes dos Santos, foram a uma reunião em Campinas para o processo de emancipação”, disse Delza ao destacar que presenciou também o alargamento das Rua 7 de Setembro e Antônio Carlos. “Também vi a posse do primeiro prefeito, Jerônimo Alves Correia, e a construção da Matriz São Sebastião”.

Delza, que trabalhou no escritório da antiga Gessy Lever, viveu as primeiras décadas do crescimento de Valinhos e até a fundação de um colégio, na região do Porto Seguro. “O meu marido, Osvaldo de Antunes, negociou com o Dr. Caio de Andrade, as terras para a construção do colégio. Além deste acontecimento, também vi a retirada da porteira que conectava a região central com a Vila Santana”.

Além das recordações de momentos importantes para o município, Delza comentou que sempre aproveitou as áreas de lazer da cidade e costumava passear durante as noites de sábado e domingo na antiga Rua 7 de Setembro e na cascata do Bissoto. “Às vezes, até entrávamos na água e, como não tínhamos muitas opções, íamos assistir no período da manhã os trens passando na Estação Ferroviária, que vinham de São Paulo e seguiam rumo para Campinas”.

Atualmente, Delza mora no Jardim Paiquerê e é mãe de Delza Maria e Diomar Teresa, avó de Ricardo, Douglas, Daniel e Danilo, e bisavó de Pietro e Sophia.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VALINHOS E VINHEDO EMPREENDIMENTOS LTDA

Ficam convocados os Srs. sócios quotistas do VALINHOS E VINHEDO EMPREENDIMENTOS LTDA., (EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL) em conformidade com o disposto em seu Contrato Social, a reunirem-se em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA a realizar-se no dia 24/11/2025 (SEGUNDA-FEIRA), nas dependências da sede, no AUDITÓRIO DO HOSPITAL, à Av. Dr. Alfredo Zacharias, nº 1.816, Bairro Santa Escolástica, Valinhos/SP, às 19:30 horas.

Novembro Azul: Blitz da Saúde doa 1.000 exames de PSA

Em um esforço conjunto para promover a saúde masculina e fortalecer o combate ao câncer de próstata, o laboratório DMS Burnier participará da Campanha Novembro Azul da Prefeitura de Campinas, doando 1.000 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), fundamentais para o rastreamento da doença. O público-alvo prioritário para esta ação são homens acima de 50 anos e com 45 anos no caso de histórico familiar.

Como driblar o medo das crianças na hora do exame de sangue?

O momento de realizar exames laboratoriais pode ser um desafio para muitas famílias. O cenário é comum: choro, desespero e um medo genuíno, especialmente da temida “picadinha” da agulha. Esse receio não apenas causa sofrimento à criança, mas também gera ansiedade e aflição nos pais. Contudo, desmistificar o procedimento e adotar uma abordagem cuidadosa, com embasamento médico-comportamental, pode transformar essa experiência.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE CONSTITUIÇÃO E FUNDAÇÃO DO INSTITUTO CASINHA AMARELA DE REABILITAÇÃO, EDUCAÇÃO E EQUOTERAPIA INCAREE

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE CONSTITUIÇÃO …

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.