Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Escritores de Valinhos dão dicas de como iniciar na área

  • Notícias
  • >
  • Escritores de Valinhos dão dicas de como iniciar na área

Os dois escritores, Walter e Julio, respectivamente, com seus livros publicados

Para registrar acontecimentos, contar histórias e instruir sobre as coisas, os gêneros literários e a escrita têm um papel fundamental. Para isso, os escritores e contadores de história Julio Carlos Alves, de 60 anos, e Walter Barbosa, de 61 anos, falaram ao Jornal de Valinhos como se tornar um escritor, suas dificuldades e facilidades para atingir o sonho de vencer na área.

Morador do bairro Ortizes, Walter gosta de escrever desde a época de escola, quando participava de concursos de redação e pegava boas colocações. Hoje, se aventura na publicação de romances. Já Julio, morador do bairro Nova Suíça, prefere ser chamado de contador de histórias. Essa paixão aflorou em 2013, quando começou a fazer textos para jornais e revistas sobre preservação ambiental.

De acordo com os escritores, para se tornar um escritor é necessário, antes de tudo, ser um bom leitor. “É preciso gostar de ler, mas ler com um olhar crítico, procurando observar a forma como os autores conduzem suas histórias, como são elaboradas suas narrativas, como apresentam os personagens, enfim, como fazem para prender os leitores”, afirmou Walter, que finalizou que esse olhar crítico ajuda na extração do que há de melhor nos textos e a criar um estilo próprio de escrita.

Além da leitura, também relatam que é necessário muito estudo, fazer cursos para melhorar a forma de escrever, e aprender técnicas que são fundamentais para área que querem seguir.

DIFICULDADES

Por fim, Julio falou sobre as diversas dificuldades que o escritor passa, desde o processo de escrita das obras até a publicação dos livros finalizados. “Importante salientar que para o autor é difícil terminar uma história, porque mesmo depois de meses continua a carregar um sentimento de que os personagens fazem parte de sua vida”, comentou.

“E, por último, é preciso conviver com as frustrações e dificuldades de publicar seu livro. Essa é uma missão árdua e demorada, mas não você pode se deixar abater diante de nãos que ouvirá. Tenha confiança em seu trabalho e siga em frente”, finalizou Walter.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Artista plástica Say faz exposição Solo no Centro Cultural de Valinhos

Nesta segunda feira, dia 11, a artista Sayuri Assassuna, conhecida como Say, vai realizar sua primeira exposição individual da carreira, no Centro Cultural Vicente Musselli, a mostra, intitulada de “Solo”, trará obras que retratam temas ligados à vida pessoal da artista e ao mundo em sua volta.

Mel e outros bichinhos precisam de um lar com família carinhosa

O Jornal de Valinhos traz neste domingo, dia 10, sugestões da Rejane Fini para adoções de animais. Compartilhe essa causa! Toda a ajuda nesta ação voluntária é bem-vinda, seja com rações, areia para gatos, casinhas, caminhas, vacina e castração. Mais informações (19) 99629-7403.

Missa de Dia dos Pais será celebrada neste domingo no Cemitério de Valinhos

Neste domingo, dia 10, a Capela “Ressureição” do Cemitério Municipal São João Batista recebe uma celebração especial, em homenagem ao Dia dos Pais. A missa será conduzida pelo pároco Padre Maurício Inácio da Silva, da Paróquia São Cristóvão.

Inscrições para campanha de Natal do Fundo Social de Valinhos começam nesta 2ª-feira

A campanha de Natal do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, que irá distribuir cestas de alimentos e brinquedos para crianças de famílias carentes de Valinhos, terá as inscrições para participação abertas nesta segunda-feira, dia 11, e vão até o dia 28 de agosto ou enquanto as vagas estiverem disponíveis.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.