Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Falecimento: Pedro Pazinatto (Pedrão)

  • Notícias
  • >
  • Falecimento: Pedro Pazinatto (Pedrão)
Falecimento: Pedro Pazinatto (Pedrão)

Poeta valinhense Pedro Pazinatto deixou muitos amigos

Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 29, o escritor e poeta valinhense Pedro Alexandre Pazinatto, mais conhecido por "Pedrão", aos 74 anos, por complicações cardíacas, na Santa Casa de Valinhos.

Mário Pazinatto disse que seu irmão Pedro viveu sua vida da maneira como ele via a vida. “Foi um irrequieto, essencialmente um irrequieto, flertando ora com o teatro, ora com a poesia, ora com os contos, ora com a música, de mãos dadas com a literatura da maneira como ele a via”.

O primeiro livro de Pedro, “A Lenda dos Ventos do Longe”, foi lançado em 1971. Ainda na década de 70, havia o Grupo Pesquisa 70, que tinha um atelier na Rua Doutor Heitor Penteado, no centro de Valinhos, onde Pedro sempre frequentava. Já em 1984, no primeiro Concurso de Conto e Poesia da prefeitura, Pedro escreveu o conto “O homem com cinzas no colo”. “Nessa sua obra, ele deixou antever sua visão que fundia realidade com ficção de uma maneira estranha e ousada àqueles tempos”, se lembra Mário.

E dentro das comemorações do 100º aniversário de elevação de Valinhos a Distrito de Paz, Pedro lançou seu livro “Algólida-A Ambivalência dos Ventos” durante a Exposição “Arte do Momento 96”. “Nessa obra Pedro desafiava conceitos literários e filosóficos, convocando-os a uma revisão do ponto de vista humanístico”, destaca Mário.

De acordo com Mário, Pedro preparava o lançamento de mais um livro, que teria por título “Palavras ao Vento”, uma verdadeira ode aos poetas.

 

LEMBRANÇAS

A sobrinha Thais Furlan descreve o tio como uma pessoa muito brincalhona. “Aonde chegava tirava boas risadas de todos, vai deixar muitas saudades em todos nós”.

O amigo Gersio Pelegati disse que “Pedrão foi inspiração, o nosso Flávio de Carvalho local. Valinhos foi pequeno para tantos ‘Pedros’ contidos no seu pensar. Obrigado pela sua amizade!”

O sobrinho Luiz Eduardo Pazinatto, disse que guardará boas lembranças desde a infância até o final. “Sempre alegre e brincalhão, um piadista”.

Pedro deixou a esposa Marice Vargas Pazinatto. Seu velório e sepultamento foram realizados nesta quinta-feira, dia 30, no Cemitério São João Batista, em Valinhos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Buldogue Bud ficou paraplégico por conta de hérnia de disco e hoje usa cadeira de rodas

“Meu nome é Leandro Bouth, sou casado com Lucilia Bouth, e um dos nossos companheiros de quatro patas é o buldogue francês Bud, conhecido nas redes sociais como Bud Em Movimento. Ele tem cinco anos e ficou paraplégico no ano passado.

Cajuzinho e outros pets estão para adoção no Bem-Estar Animal de Valinhos

Para quem deseja adotar um pet, o Bem-Estar Animal está com cães e gatos disponíveis para adoção.

Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

Fernando Nogueira Rodrigues, de 51 anos, é casado com Roberta Alves de Almeida e pai de Rafael, de 17 anos. Apaixonado por jiu-jitsu, o morador do bairro Jardim Imperial, em Valinhos, treina a arte marcial desde 1992, quando a modalidade ainda era pouco popular no Brasil.

Av. dos Esportes em Valinhos tem “Rolimã de Rua” neste domingo

O tradicional “Rolimã de Rua” terá mais uma edição na manhã deste domingo, dia 15, a partir das 8 horas na Avenida dos Esportes, ao lado do Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos.