Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Falecimento: Pedro Pazinatto (Pedrão)

  • Notícias
  • >
  • Falecimento: Pedro Pazinatto (Pedrão)
Falecimento: Pedro Pazinatto (Pedrão)

Poeta valinhense Pedro Pazinatto deixou muitos amigos

Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 29, o escritor e poeta valinhense Pedro Alexandre Pazinatto, mais conhecido por "Pedrão", aos 74 anos, por complicações cardíacas, na Santa Casa de Valinhos.

Mário Pazinatto disse que seu irmão Pedro viveu sua vida da maneira como ele via a vida. “Foi um irrequieto, essencialmente um irrequieto, flertando ora com o teatro, ora com a poesia, ora com os contos, ora com a música, de mãos dadas com a literatura da maneira como ele a via”.

O primeiro livro de Pedro, “A Lenda dos Ventos do Longe”, foi lançado em 1971. Ainda na década de 70, havia o Grupo Pesquisa 70, que tinha um atelier na Rua Doutor Heitor Penteado, no centro de Valinhos, onde Pedro sempre frequentava. Já em 1984, no primeiro Concurso de Conto e Poesia da prefeitura, Pedro escreveu o conto “O homem com cinzas no colo”. “Nessa sua obra, ele deixou antever sua visão que fundia realidade com ficção de uma maneira estranha e ousada àqueles tempos”, se lembra Mário.

E dentro das comemorações do 100º aniversário de elevação de Valinhos a Distrito de Paz, Pedro lançou seu livro “Algólida-A Ambivalência dos Ventos” durante a Exposição “Arte do Momento 96”. “Nessa obra Pedro desafiava conceitos literários e filosóficos, convocando-os a uma revisão do ponto de vista humanístico”, destaca Mário.

De acordo com Mário, Pedro preparava o lançamento de mais um livro, que teria por título “Palavras ao Vento”, uma verdadeira ode aos poetas.

 

LEMBRANÇAS

A sobrinha Thais Furlan descreve o tio como uma pessoa muito brincalhona. “Aonde chegava tirava boas risadas de todos, vai deixar muitas saudades em todos nós”.

O amigo Gersio Pelegati disse que “Pedrão foi inspiração, o nosso Flávio de Carvalho local. Valinhos foi pequeno para tantos ‘Pedros’ contidos no seu pensar. Obrigado pela sua amizade!”

O sobrinho Luiz Eduardo Pazinatto, disse que guardará boas lembranças desde a infância até o final. “Sempre alegre e brincalhão, um piadista”.

Pedro deixou a esposa Marice Vargas Pazinatto. Seu velório e sepultamento foram realizados nesta quinta-feira, dia 30, no Cemitério São João Batista, em Valinhos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Abertas inscrições para subsídio de transporte a estudantes de Valinhos

Estão abertas as inscrições do programa de subsídio de transporte para estudantes universitários e de cursos técnicos, moradores de Valinhos. O prazo para as inscrições inicia agora e se estende até o mês de novembro.

Trecho de avenida no Centro de Valinhos será interditado para obras a partir de 2ª-feira

O trecho da Avenida dos Esportes, próximo ao cruzamento com a Rua Treze de Maio, será interditado a partir desta segunda-feira, dia 17, devido às obras de pavimentação rígida ao lado do Terminal Rodoviário, no Centro de Valinhos.

Aos sete anos de idade jogador de Valinhos assina parceria com o time do São Paulo

O jovem atleta de Valinhos Benjamin Lando Campanholo, de sete anos, já ostenta um currículo profissional de peso. Ele assinou uma parceria com o São Paulo Futebol Clube para o time de futsal e joga ainda pelo RedBull Bragantino no campo.

Onda de calor deve atingir Valinhos e região a partir deste domingo

O calor vai se intensificar na região de Valinhos a partir deste domingo, dia 16, com temperaturas acima dos 30°C, segundo o Climatempo. A instituição meteorológica aponta que a temperatura pode alcançar até 35°C na próxima sexta-feira, dia 21.