Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Figo roxo de Valinhos tem produção 13,6% maior nesta safra

  • Notícias
  • >
  • Figo roxo de Valinhos tem produção 13,6% maior nesta safra

(Foto: Arquivo pessoal)

Um dos marcos da história de Valinhos, o figo roxo continua sendo um importante protagonista na vida da cidade. Cerca de 410 produtores rurais se dedicam todos os dias a manter viva a mais importante cultura agrícola do município.

Para a safra de 2024-2025, está prevista a colheita de 2,5 milhões de caixas de figo roxo, aumento de 13,64% em comparação à safra anterior, que foi de 2,2 milhões, segundo dados Sindicato Rural de Valinhos.

A safra do figo acontece principalmente entre novembro e março, mas o manejo da planta resulta na produção da fruta, que na verdade é uma infrutescência, durante o ano todo.

Desde as primeiras mudas de figo trazidas a Valinhos em 1901 por Lino Busato, e plantadas em sua chácara na esquina das Ruas Campos Salles com a Carlos Gomes, até os dias atuais, muita evolução aconteceu. 

A produção cresceu, se profissionalizou e hoje o figo de Valinhos está presente em diversos países, como Alemanha, Holanda, França, Inglaterra, França, Canadá, Dubai e Kwait, para onde é exportado.

Segundo o Sindicato Rural, 70% da produção do figo abastece o mercado interno e os outros 30% é exportada. 

Na foto, o produtor de Valinhos Edmilson Trombetta.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Falecimento: Idalgo Antonio Chieratto

Faleceu nesta segunda-feira, dia 14, aos 79 anos, Idalgo Antonio Chieratto, vítima de sepse. Nascido em Campinas, ele viveu toda a sua vida em Valinhos, sendo os últimos 47 anos no bairro Jardim Paraíso.

Diploma digital para graduação passa a ser obrigatório no Brasil

Desde o dia 1º de julho, todos os cursos de graduação no Brasil devem emitir exclusivamente diplomas digitais. A exigência, determinada pelo MEC (Ministério da Educação), se aplica a instituições federais públicas e também privadas. Com isso, os diplomas em papel deixam de ter validade jurídica e passam a ter apenas função representativa.

Falecimento: José Cláudio dos Santos (Claudinho)

Faleceu no último domingo, dia 13, aos 64 anos, José Claudio dos Santos, morador do bairro Cecap, em Valinhos. Ele sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma pneumonia.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.