A prefeitura, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), implementou o programa Patrulha Maria da Penha, para proteger vítimas de violência doméstica e que estão sob medida protetiva. A equipe da GCM irá visitar regularmente essas mulheres para garantir que o agressor mantenha a distância determinada pela Justiça, no cumprimento da lei.
As patrulhas serão realizadas em duplas, por uma guarda feminina e um guarda masculino que utilizarão viaturas adesivadas com um selo rosa, representando o programa.
De acordo com a GCM, desde o início deste ano, 260 mulheres solicitaram medidas protetivas por violência doméstica, mas apenas 38 continuam mantendo a medida protetiva. A grande maioria, 86% delas, retiraram a queixa.
Atualmente, todas as medidas protetivas que a Patrulha Maria da Penha atende são de vítimas mulheres, mas a GCM reforça que atenderá em Valinhos, qualquer gênero e idade que tenham sido alvo de agressão doméstica e se sentem vulneráveis dentro de casa. E que essas pessoas não precisam ir até a delegacia prestar queixa, podem recorrer ao boletim de ocorrência online e fazer a denúncia de casa.
A Guarda Municipal pode também ser acionada pelo 153 ou pelo telefone (19) 3869-3535.