Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Hobby “passarinhar” conquista cada vez mais adeptos em Valinhos e região

  • Notícias
  • >
  • Hobby “passarinhar” conquista cada vez mais adeptos em Valinhos e região

O engenheiro contou que iniciou o hobby na pandemia da covid-19, quando esteve em uma pousada na cidade de Tapiraí

A observação de aves, denominada “passarinhar”, tem conquistado cada vez mais adeptos em Valinhos e toda a região, destacou ao Jornal de Valinhos, o engenheiro eletricista, Thiago Arruda, 42, que há 10 anos mora em Valinhos e há três se tornou observador de pássaros.

 Ele teve seis fotos de espécies distintas exibidas no “Terra da Gente”, da EPTV Campinas, com o tema “O encanto das aves urbanas”, no dia 24 de dezembro do ano passado. Os registros foram realizados no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna da Silva, em 2022.

“Em muitos parques é possível apreciar a beleza da natureza e ver espécies que resistem às selvas de pedra das cidades. Também o hobby tem conscientizado muitos criadores de aves em gaiola, que acabaram desistindo dessa prática”, destacou Thiago Arruda.

O engenheiro contou que iniciou o hobby na pandemia da covid-19, quando esteve em uma pousada na cidade de Tapiraí, no interior do Estado. “O local conta com toda estrutura e espécies variadas. Foi partir daí que tomei gosto e não parei mais, pois é uma prática contagiante”, explicou.

Thiago Arruda comentou que além do CLT costuma “passarinhar”, no Parque dos Lagos e no bairro Recreio dos Cafezais. “Já na região de Campinas, frequento parques em Indaiatuba, Vinhedo e Paulínia. Também costumo fazer observações no litoral, em Ubatuba”, acrescentou. Ele disse ainda que uma ação que ajuda na observação são os comedouros que podem ser colocados em casa para atrair os pássaros com frutas, galhos e água.

PACIÊNCIA

“’Passarinhar’ exige paciência e muita atenção para perceber os ricos detalhes da natureza e entender sua dinâmica, ou seja, o cotidiano das espécies nativas, assim como perceber a presença de pássaros migratórios”, disse o engenheiro, ao afirmar que faz os registros com uma câmera fotográfica, com lente teleobjetiva de 600 milímetros.

“O hobby mudou minha vida, pois o ato de ‘passarinhar’ demostra que é necessário respeitar o tempo de cada ser vivo e a natureza repleta de detalhes e com diferentes comportamentos. A natureza vista de perto é como um mundo paralelo, que só percebe que tem tempo e paciência”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Praça Washington Luís em Valinhos terá evento de adoção animal neste domingo

O Praça Washington Luís, em Valinhos, recebe na manhã deste domingo, dia 31, o “Dia de Cão”, evento de adoção de cães do Cãoscientização Animal de Valinhos. A feira está prevista para começar às 9 horas com término às 12 horas.

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.