Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Itália aprova lei que restringe acesso à cidadania

  • Notícias
  • >
  • Itália aprova lei que restringe acesso à cidadania

Foto JV

A Itália aprovou lei que somente filhos e netos de italianos residentes no exterior poderão requerer a cidadania. A lei foi aprovada nesta terça-feira, dia 20, pela Câmara de Deputados e na semana passada pelo Senado.

Dados do governo brasileiro apontam que mais de 30 milhões de brasileiros têm vínculos com parentes italianos. Há pelo menos 110 mil processos de pedidos de cidadania de brasileiros em análise e milhares de ações judiciais foram movidas diretamente na Itália.

Entre as principais mudanças, a lei prevê que apenas filhos e netos de italianos poderão obter a cidadania por descendência e o prazo para registro de filhos descendentes de italianos reconhecidos como cidadãos vai até 31 de maio de 2026.

A lei determina ainda que não será mais possível obter a cidadania por procedimentos administrativos e os pedidos deverão ser feitos pela via judicial. Os processos iniciados até o dia 27 de março de 2025 permanecem válidos sob as regras antigas.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Quarta é Feira é realizada nesta quarta de feriado com orientações da Zoonoses de Valinhos

A Quarta É Feira será realizada normalmente nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho em homenagem à Revolução Constitucionalista, a partir das 15 horas, no CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio de Valinhos). Equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses de Valinhos estará na feira para orientar o público sobre doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.

Programa de oficinas gratuitas para jovens dos Patrulheiros de Valinhos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa Mundo do Trabalho, do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, voltado a jovens de 16 a 22 anos, moradores da cidade. Os interessados devem se cadastrar no link https://forms.gle/mZd3QfqN9rNVg4TY8 e anexar os documentos exigidos.

Operação especial da Guarda combate o uso de linhas de pipa com cerol em Valinhos

Com a chegada das férias de julho, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos intensificou as operações de fiscalização contra o uso de cerol em linhas de pipa. O cerol, mistura de cola com vidro moído, é proibido por lei e quem for pego usando a linha cortante pode ser detido e ter que pagar multas de até R$ 2 mil.

Feira do Agricultor do Jd. do Lago de Valinhos tem início às 17 horas às terças-feiras

A Feira do Agricultor do Jardim do Lago, de Valinhos, tem início às 17 horas, todas as terças-feiras, para facilitar o acesso do consumidor que sai do trabalho e está chegando em sua casa por volta desse horário.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.