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Leitura na infância é importante para a comunicação, apontam professora e psicóloga

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Leitura na infância é importante para a comunicação, apontam professora e psicóloga

Professora e escritora Aline Fernandes Ribeiro Monteferrante e a psicóloga Sueli Adestro

Com o objetivo de estimular a imaginação e facilitar o processo de aprendizagem, o hábito de leitura na infância tem inúmeros benefícios, como desenvolvimento das habilidades de comunicação. A equipe do Jornal de Valinhos entrevistou a professora valinhense e escritora da obra "Nena Aprende a Imaginar", Aline Fernandes Ribeiro Monteferrante, e a psicóloga Sueli Adestro, que comentaram sobre a importância de um livro para uma criança.

Para Aline, a leitura é importante para estreitar laços afetivos entre quem lê e escuta. “É importante para ajudar a ampliar e enriquecer o vocabulário, desenvolver a fala, concentração e as habilidades de comunicação, pensamento e lógica”, disse, ao acrescentar que as leituras para as crianças devem ser escolhidas de acordo com a idade e desenvolvimento de cada um. “Se uma criança não gosta de ler, a minha dica é pensar que os livros escolhidos façam parte do seu cotidiano e do assunto de interesse. Além disso, a leitura em voz alta por alguns minutos e separar um tempo para a leitura, ajuda a incentivar o hábito nas crianças”.

Já Sueli, que é especialista por 25 anos na psicologia educacional com foco na área de pesquisa em neuroeducação, contou que a leitura é o primeiro passo para o letramento infantil. “Isso significa que existe uma estrutura cognitiva e imaginária em desenvolvimento, quando falamos em aprendizagem a partir dos primeiros anos de vida de uma criança. Estamos facilitando o processo de aprendizagem da língua nativa e o reconhecimento das habilidades matemáticas e lógicas”. 

Questionada sobre quais as dicas que os pais podem passar para as crianças em relação a leitura, a psicóloga enfatizou a importância de ler algumas páginas por dia de história em quadrinhos, jornais e revistas que são de interesse infanto-juvenil. “É preciso estimular a curiosidade e a pesquisa autônoma, ao mesmo tempo que a criança tenha o interesse em buscar referências e informações que a ajudem no desenvolvimento da aprendizagem”.

Sueli foi editora responsável do livro “A História de Mestre Li e Ping”, produzido pela autora Li Hui Ling.

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