Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Mãe e filha mantêm viva a tradição da venda de doces no Largo São Sebastião de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Mãe e filha mantêm viva a tradição da venda de doces no Largo São Sebastião de Valinhos

(Foto: Jornal de Valinhos)

O Dia das Mães é celebrado neste domingo, dia 10, e o Jornal de Valinhos destaca histórias de amor e legado que ganham um sabor especial. Esse é o caso de Geneci Rodrigues, 45 anos, e sua filha Roberta Rodrigues Garcia, 19, que compartilham não só o vínculo familiar, mas também a paixão pela tradição doceira que atravessa gerações em Valinhos.

Geneci começou sua jornada em 2000, ao lado do marido Luciano Garcia, na tradicional barraca de doces montada no Largo São Sebastião. Luciano é filho de Mário Garcia, o eterno “Mário Pipoqueiro”, figura emblemática da cidade, que por décadas encantou crianças e adultos com seu carrinho de guloseimas. Desde a morte de Mário, em 2007, o negócio familiar seguiu nas mãos dos filhos e agora ganha força com a ajuda da neta Roberta.

 

“Comecei a ajudar com 11 anos, ia mais para brincar. Hoje preparo doces, ajudo nas barracas e atendo os clientes”, contou Roberta, que assume boa parte das atividades ao lado da mãe e do pai. “Aprendi tudo com ela e sou muito grata por isso.”

 

A barraca oferece delícias como paçoca, pamonha, arroz doce, geleia, quebra-queixo, cocada e, claro, pipoca, a marca registrada do avô. Apesar de não terem funções fixas, mãe e filha se complementam e dividem o trabalho com harmonia.

 

Para Geneci, ver a filha continuar seu ofício é motivo de orgulho. “É um sentimento de missão cumprida. Hoje sei que ela consegue se manter sozinha. Me sinto segura e feliz por isso”.

 

Entre doces e histórias, a barraca da família não é apenas um ponto de venda: é um símbolo de afeto, tradição e herança familiar.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Praça Washington Luís em Valinhos terá evento de adoção animal neste domingo

O Praça Washington Luís, em Valinhos, recebe na manhã deste domingo, dia 31, o “Dia de Cão”, evento de adoção de cães do Cãoscientização Animal de Valinhos. A feira está prevista para começar às 9 horas com término às 12 horas.

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.