Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos

  • Notícias
  • >
  • Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos
Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos

Dados do Ministério da Saúde, que o Jornal de Valinhos traz com exclusividade, apontam que a cidade registrou, em cinco anos, entre 2018 e 2022, que 281 pessoas foram picadas por animais peçonhentos. Entram nesta conta todos os casos contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.

E neste ano, de janeiro a junho, já aconteceram 71 picadas com animais peçonhentos, superando o total de ocorrências de 2022, quando a cidade registrou 68 acidentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, são categorizados como animais peçonhentos serpentes, escorpiões, lagartas, aranhas e abelhas.

Em entrevista ao JV, a médica valinhense Priscila Panzarella, coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Valinhos, destacou que, em caso de picadas, o primeiro passo é ligar no CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) Campinas, nos telefones 3521-7555 ou 3521-6700 para receber as primeiras orientações e ser direcionado ao serviço de saúde mais adequado. “Cada picada requer um atendimento que pode variar de baixa, média ou alta complexidade. No caso do paciente ser orientado a procurar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], ele deve dirigir-se rapidamente para este atendimento, onde será avaliado e receberá o tratamento de urgência”, explicou ela.

Caso seja muito grave, Priscila revelou que o paciente poderá ser referenciado para um serviço de maior complexidade, via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), para receber o soro adequado para o tipo de picada. “Se possível, a pessoa deve ainda registrar com fotos o animal causador da picada”, acrescentou.

PREVENÇÃO
E para evitar acidentes, Priscila recomendou que a pessoa evite acumular de lixo orgânico e recicláveis em casa, assim como entulhos, restos de madeira e materiais de construção. ”Em jardins, regiões rurais e matas, usar botas de couro longas e luvas de proteção”, orientou. E como última dica, a médica observa que antes de vestir roupas e calçados, a pessoa verifique o interior das peças, onde as aranhas e escorpiões costumam se esconder.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Microlins

Novidade em Valinhos com 30% de desconto em todos os cursos 🤩👨🏽‍💻 A Dica do Vinícius de hoje é na …

Inscrições para concurso com 85 vagas são prorrogadas pela prefeitura de Campinas

A prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira, dia 3, a prorrogação da inscrição para o concurso público que acontecerá no dia 1º de junho.

Feira do Agricultor acontece na noite desta terça-feira no Jardim do Lago

Nesta terça-feira, dia 4, acontece mais uma edição da Feira do Agricultor no Jardim do Lago, em Valinhos. A feira será realizada das 17 horas às 22 horas na Rua Antônia D’Angelo Perseguietti.

Radares de 40km/h são retirados em Valinhos

Na última sexta-feira, dia 31, o prefeito de Valinhos Franklin (PL), determinou a retirada de todos os radares de 40 km/h no município, com exceção daqueles localizados em áreas próximas a escolas e unidades de saúde.