Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos

  • Notícias
  • >
  • Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos
Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos

Dados do Ministério da Saúde, que o Jornal de Valinhos traz com exclusividade, apontam que a cidade registrou, em cinco anos, entre 2018 e 2022, que 281 pessoas foram picadas por animais peçonhentos. Entram nesta conta todos os casos contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.

E neste ano, de janeiro a junho, já aconteceram 71 picadas com animais peçonhentos, superando o total de ocorrências de 2022, quando a cidade registrou 68 acidentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, são categorizados como animais peçonhentos serpentes, escorpiões, lagartas, aranhas e abelhas.

Em entrevista ao JV, a médica valinhense Priscila Panzarella, coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Valinhos, destacou que, em caso de picadas, o primeiro passo é ligar no CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) Campinas, nos telefones 3521-7555 ou 3521-6700 para receber as primeiras orientações e ser direcionado ao serviço de saúde mais adequado. “Cada picada requer um atendimento que pode variar de baixa, média ou alta complexidade. No caso do paciente ser orientado a procurar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], ele deve dirigir-se rapidamente para este atendimento, onde será avaliado e receberá o tratamento de urgência”, explicou ela.

Caso seja muito grave, Priscila revelou que o paciente poderá ser referenciado para um serviço de maior complexidade, via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), para receber o soro adequado para o tipo de picada. “Se possível, a pessoa deve ainda registrar com fotos o animal causador da picada”, acrescentou.

PREVENÇÃO
E para evitar acidentes, Priscila recomendou que a pessoa evite acumular de lixo orgânico e recicláveis em casa, assim como entulhos, restos de madeira e materiais de construção. ”Em jardins, regiões rurais e matas, usar botas de couro longas e luvas de proteção”, orientou. E como última dica, a médica observa que antes de vestir roupas e calçados, a pessoa verifique o interior das peças, onde as aranhas e escorpiões costumam se esconder.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Wilson Lazaretti de Valinhos ensina animação e conquista o cenário internacional

O valinhense Wilson Lazaretti, de 72 anos, é um nome importante no cinema de animação brasileiro, com vários projetos em sua carreira, ele se destaca por ser um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e lecionar aulas no departamento de Artes Plásticas da Unicamp.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.