Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Medicina, direito e outros três cursos terão que ser presenciais

  • Notícias
  • >
  • Medicina, direito e outros três cursos terão que ser presenciais

Foto Freepik

Os cursos de medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia deverão ser oferecidos exclusivamente no formato presencial, segundo decreto do governo federal que regulamenta a Nova Política de EaD (Educação a Distância), assinado nesta segunda-feira em Brasília.

Outros cursos da área de Saúde e licenciaturas também não poderão ser a distância, apenas nos formatos presencial ou semipresencial. A justificativa é garantir mais qualidade na oferta de EaD como ferramenta estratégica de ampliação e acesso à educação superior.  

Além da proibição de alguns cursos, o decreto estabelece novas regras para a educação a distância, cria o novo formato semipresencial e define as atividades online síncronas (simultâneas)  e síncronas mediadas (aulas interativas a distância em tempo real). 

Segundo o decreto, o curso presencial pode ter até 30% no formato EaD. O semipresencial precisa ter ao menos 30% da carga horária em atividades presenciais físicas (estágio, extensão, práticas laboratoriais) e 20% de atividades presenciais ou síncronas mediadas.

O EaD passa a ter limite mínimo de 20% de atividades presenciais e/ou síncronas mediadas, com provas presenciais. 

A Nova Política de EaD exige que a quantidade de professores seja compatível com o número de estudantes e determina que os polos EaD tenham infraestrutura física e tecnológica adequada aos cursos, além de estrutura mínima com laboratórios e ambientes para estudos.  

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

“Pacote de valorização dos servidores públicos” de Valinhos tem reajuste de 6,32% no salário

A prefeitura de Valinhos divulgou nesta nesta quarta-feira, 21, uma série de iniciativas sobre o funcionalismo municipal, que chamou de “pacote de valorização dos servidores públicos”. O pacote inclui reajuste de 6,32% nos salários dos funcionários municipais.

Itália aprova lei que restringe acesso à cidadania

A Itália aprovou lei que somente filhos e netos de italianos residentes no exterior poderão requerer a cidadania. A lei foi aprovada nesta terça-feira, dia 20, pela Câmara de Deputados e na semana passada pelo Senado.

Aproximação do inverno aumenta casos de gripe e doenças respiratórias em Valinhos

Com a aproximação do inverno, é preciso ficar atento às doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de síndromes gripais e da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Doenças como sinusite, rinite, crises de asma e bronquite também são mais frequentes no clima frio.

Tatuagens e piercings em cães e gatos podem virar crime

O Senado aprovou, nesta terça-feira, dia 20, uma proposta que criminaliza a realização de tatuagens e piercings em cães e gatos com fins estéticos. Agora, o texto segue para análise presidencial.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.