Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Mutirão de coleta de DNA para encontrar pessoas desaparecidas é iniciado

  • Notícias
  • >
  • Mutirão de coleta de DNA para encontrar pessoas desaparecidas é iniciado

(Foto: Agência Brasil)

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça, lançou a “Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas”, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, a ser celebrado nesta sexta-feira, dia 30.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), há dois pontos de coleta, sendo um no IML (Instituto Médico Legal) de Campinas, localizado na Rua Barão de Parnaíba, 300, no bairro Botafogo; e outro no IML de Americana, localizado na Avenida Ângelo Pascoti, 90, no Distrito Industrial Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o objetivo é contribuir para o banco de perfis genéticos, facilitando a identificação de desaparecidos. Depois de coletado, o material é usado em um cruzamento no banco de perfis genéticos de pessoas encontradas vivas ou falecidas, e que estão com identidade desconhecida nos bancos.

Segundo a organização, a iniciativa tem três etapas, e até esta sexta-feira, se concentra na coleta de DNA por saliva e impressões digitais dos familiares, e utilizará técnicas de identificação genética e papiloscópicas em mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil.

De janeiro a agosto de 2024 desapareceram mais de 45 mil pessoas no Brasil. Do total, 29.498 homens e 15.833 mulheres. Deste total, apenas 28.541 pessoas foram encontradas, pouco mais de 50% do total de desaparecidos.

 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

População de Valinhos ultrapassa 132 mil habitantes aponta IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira, dia 28, estimativas populacionais dos municípios brasileiros. De acordo com os dados, Valinhos conta com 132.258 habitantes, 0,74% a mais que em 2024, quando a população estimada era de 131.277 pessoas.

Grupo gratuito de combate a incêndios no campo tem inscrições abertas em Valinhos

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Secretaria do Verde de Valinhos, está com inscrições abertas para curso gratuito de prevenção e combates de incêndio no campo.

Artista italiana Maria Teresa Canalella realiza exposição em Valinhos

A artista italiana Maria Teresa Canalella, formada pela Academia de Belas Artes de Agrigento, realizou nesta segunda-feira, 25 de agosto, sua primeira exposição no Brasil, no Ateliê Lili Benatti, em Valinhos.

Área do Exército na divisa Campinas-Valinhos vai receber Centro de Tecnologia

A área da Coudelaria do Exército, localizada em Campinas, vai receber um Centro de Tecnologia voltado para inovação em defesa e segurança.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.