Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Novo aplicativo de segurança é lançado para escolas estaduais

  • Notícias
  • >
  • Novo aplicativo de segurança é lançado para escolas estaduais
Novo aplicativo de segurança é lançado para escolas estaduais

Aplicativo conta com novos recursos para ajudar nas ocorrências e ações de prevenção à violência

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) lançou recentemente o Aplicativo Conviva, a nova versão da Palcom (Plataforma Conviva). O aplicativo, que já funcionava em fase de teste em algumas escolas, é utilizado para registro de ocorrências no ambiente escolar, incluindo agressão, bullying, racismo, porte de arma de fogo, dano ao patrimônio, tentativa contra a vida e questões disciplinares, e faz parte do Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar).

De acordo com o governo estadual, as novas funcionalidades do aplicativo garantem o acompanhamento de episódios de violência e agilizam a sistematização dos dados pelas Diretorias Regionais de Ensino e a própria Seduc.

O sistema elenca até oito tipos de ocorrências, que são registradas e acessadas por um grupo capacitado de profissionais formados pelo professor orientador de convivência, professor especialista em currículo, diretor e vice-diretor.

Além do espaço para descrição detalhada sobre os casos, o aplicativo permite às unidades de ensino fazer o registro dos envolvidos, agressores e vítimas (seja estudante ou membro da equipe escolar) e a gravidade de cada episódio.

Na “tela de chamados”, é possível fazer a consulta do histórico — do mais recente ao mais antigo —, e status de cada incidente por unidade de ensino e diretoria. Já na “tela de envolvidos”, caso o incidente tenha desdobramentos, o site está aberto à consulta de qual encaminhamento foi adotado: medidas disciplinares, atendimento psicológico, rede de proteção ou sistema de saúde.

A ferramente também possibilita o registro diário de não ocorrências. Segundo o Seduc, as anotações de ausência de episódios de violência, inclusive em dias não letivos, são importantes para o monitoramento e a construção de políticas protetivas.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Cata-bagulho abrangerá região do São Bento na próxima 2ª

A operação “Cata-Bagulho” vai abranger a região do São Bento do Recreio a partir desta segunda-feira, dia 15. O serviço de coleta já está em sua quinta semana de funcionamento, e abrangerá o total de cinco bairros a sexta-feira, dia 19. São eles: Biquinha, São Bento do Recreio, Chácaras Alpinas, Parque Valinhos e Jardim São Marcos.

Autor do gol de estreia do Valinhos EC sub-15 tem histórico de artilheiro na base

No jogo de estreia válido pelo Campeonato Paulista de Futebol sub-15 ocorrido no último dia 6, sábado, aos 24 minutos do primeiro tempo, em uma jogada individual com a perna esquerda, Pedro Daltro abriu o placar e fez o primeiro gol da história do Valinhos EC no torneio. O jogo terminou em 1 a 1 e o Valinhos EC saiu com um ponto do embate contra o Rio Branco de Americana.

“Feira Arte na Praça” vai ter edição multicultural neste domingo

A “Feira Arte na Praça” deste domingo, dia 14, terá edição multicultural contando com música ao vivo, aula de ioiô, oficina de mandalas e exposição da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Valinhos.

Trecho da Av. Invernada em Valinhos continua interditado após rompimento de tubulação de gás

O trecho da Avenida Invernada próximo ao HBG Mall, em Valinhos, continua interditado na manhã deste sábado, dia 13, após ter ocorrido rompimento da tubulação da rede da Comgás na tarde desta sexta-feira.