Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Número de católicos cai em Valinhos mas ainda representa mais da metade da população

  • Notícias
  • >
  • Número de católicos cai em Valinhos mas ainda representa mais da metade da população

Foto JV

O número de católicos em Valinhos caiu, mas ainda representa um pouco mais da metade da população, segundo dados do censo de 2022, divulgados neste mês pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o mais recente censo, 56,03% dos moradores de Valinhos são católicos, ante 66,31% do censo anterior, de 2010.

A porcentagem de evangélicos subiu quase três pontos percentuais, de 21,07% em 2010 para 23,89% em 2022, conforme o Censo. A quantidade de praticantes de umbanda e candomblé mais que dobrou. Eram 0,52% da população no censo anterior e 1,19% no mais recente. 

Também aumentou a quantidade de pessoas que se declararam sem religião. Eram 5,69% da população em 2010 e cresceram para 8,63% em 2022 conforme o IBGE. O número de praticantes de espiritismo permaneceu praticamente inalterado, 3,49% da população no censo anterior e 3,50% no censo atual. 

Não há praticantes de tradições indígenas em Valinhos, segundo os dois levantamentos feitos pelo censo. Os adeptos de outras religiosidades representavam 2,82% dos valinhenses em 2010 e aumentaram para 6,61% no mais recente censo. Os que não declaram religião ou não sabem eram 0,17% em 2010 e 0,15% em 2022. 

No Brasil, o levantamento mostra que o catolicismo ainda é a religião com mais praticantes no Brasil, com 56,7% de adeptos no mais recente censo,, ante 65,10% em 2010. Os evangélicos aumentaram de 21,6% da população em 2010 para 26,9% em 2022.

 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Falecimento: João Carlos Pereira da Costa (Mura)

Faleceu o morador de Valinhos João Carlos Pereira da Costa, conhecido como Mura, aos 64 anos. Ele deixa a mulher Ida Costa, o filho Douglas Biato e os netos Thayla, Manuella, Yanna, Tarislaine, Mikeli, Júnior e Renan. O falecimento ocorreu na segunda-feira, dia 16, em decorrência de uma hemorragia.

Fim de semana tem festa junina em três paróquias de Valinhos

O fim de semana será animado por festas juninas em Valinhos, celebrando a aproximação do Dia de São João, comemorado em 24 de junho, próxima terça-feira. As festas vão acontecer nas paróquias de São Sebastião, Santa Rita de Cássia e São José de Anchieta.

Servidores do DAEV recebem homenagem na Câmara de Valinhos

A Central de Atendimento Presencial e o canal 08000 do DAEV SA foram homenageados pela Câmara Municipal com uma Moção de Louvor e Congratulações, aprovada por unanimidade durante a sessão do último dia 10.

Inverno começa nesta sexta com previsão de dias frios em Valinhos

O inverno começa nesta sexta-feira no Brasil, com o solstício às 23h42, o que fará com que a noite desta quinta será a mais longa do ano. A estação se estende até o dia 22 de setembro e a previsão é de que seja mais gelada que nos dois anos anteriores, segundo o Climatempo.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.