Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Pira Olímpica homenageia o primeiro voo em um balão de gás; entenda como funciona

  • Notícias
  • >
  • Pira Olímpica homenageia o primeiro voo em um balão de gás; entenda como funciona

(Foto: Reuters)

Após a cerimônia de abertura realizada no Rio Sena, os atletas franceses Marie-José Pérec e o Teddy Riner acenderam a pira olímpica nesta sexta-feira, dia 26, marcando oficialmente o início dos Jogos Olímpicos de 2024.

A pira olímpica foi instalada em um anel com sete metros de diâmetro, coroado por um balão de ar quente de 30 metros de altura.

 

O balão foi aceso por meio de eletricidade e água, sem combustão, ou seja, foram colocadas 40 lâmpadas de LED associadas a 200 vaporizadores fortes de água. Assim, criaram o efeito de fogo e elevaram o balão, no caso com uso de CO2. A tecnologia foi criada pela EDF, empresa de eletricidade da França, que é patrocinadora dos Jogos.

 

Os organizadores explicaram que a pira em um baão é uma homenagem ao primeiro voo em um balão de gás hidrogênio realizado em Paris em 1783. Em dezembro daquele ano, o balão se tornou a primeira aeronave a transportar pessoas, com os inventores franceses Jacques Charles e Nicolas-Louis Robert decolando dos Jardins das Tulherias, mesmo local em que a pira está instalada.


Pelas regras olímpicas, a pira tem que que ficar acesa durante todo o período dos Jogos. Depois, ela é repassada a tocha para ser transportada no futuro para a próxima sede dos Jogos.  

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Buldogue Bud ficou paraplégico por conta de hérnia de disco e hoje usa cadeira de rodas

“Meu nome é Leandro Bouth, sou casado com Lucilia Bouth, e um dos nossos companheiros de quatro patas é o buldogue francês Bud, conhecido nas redes sociais como Bud Em Movimento. Ele tem cinco anos e ficou paraplégico no ano passado.

Cajuzinho e outros pets estão para adoção no Bem-Estar Animal de Valinhos

Para quem deseja adotar um pet, o Bem-Estar Animal está com cães e gatos disponíveis para adoção.

Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

Fernando Nogueira Rodrigues, de 51 anos, é casado com Roberta Alves de Almeida e pai de Rafael, de 17 anos. Apaixonado por jiu-jitsu, o morador do bairro Jardim Imperial, em Valinhos, treina a arte marcial desde 1992, quando a modalidade ainda era pouco popular no Brasil.

Av. dos Esportes em Valinhos tem “Rolimã de Rua” neste domingo

O tradicional “Rolimã de Rua” terá mais uma edição na manhã deste domingo, dia 15, a partir das 8 horas na Avenida dos Esportes, ao lado do Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos.