Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime

  • Notícias
  • >
  • Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime
Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime

Foi sancionada nesta segunda-feira, dia 15, pelo presidente Lula (PT) a Lei que estabelece medidas para reforçar a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, principalmente nos ambientes educacionais. A nova legislação institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e promove alterações significativas no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), criminalizando, por exemplo, as práticas de bullying e cyberbullying.

Originado de Projeto de Lei, o texto também transforma em crimes hediondos vários atos cometidos contra crianças e adolescentes, como a pornografia infantil, o sequestro e o incentivo à automutilação. 

 

Atualmente, quem é condenado por crime considerado hediondo, além das penas previstas, não pode receber benefícios de anistia, graça e indulto ou fiança. Além disso, deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

A nova norma inclui a tipificação das duas práticas no Código Penal. Bullying (intimidação sistemática) é definido como “intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação, ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais”. A pena é de multa, se a conduta não constituir crime mais grave.

Já o cyberbullying é classificado como intimidação sistemática por meio virtual. Se for realizado por meio da internet, rede social, aplicativos, jogos on-line ou transmitida em tempo real, a pena será de reclusão de dois a quatro anos, e multa, se a conduta não constituir crime mais grave.

 

A Lei 13.185, de 2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, já prevê a figura do bullying, mas não estabelecia punição específica para esse tipo de conduta, apenas obrigava escolas, clubes e agremiações recreativas a assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática. (Fonte: Agência Senado)

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Maio chega mais frio que no ano passado a Valinhos com previsão de queda brusca de temperatura

O mês de maio deste ano chega com temperaturas médias um pouco acima da média em Valinhos e região, mas com uma maior quantidade de frentes frias em relação a maio do ano passado, o que deve tornar este maio mais frio que o do ano passado, segundo previsão do Climatempo.

1.149 casos de dengue foram registrados este ano em Valinhos

Valinhos registrou 1.149 casos de dengue nos quatro primeiros meses deste ano, segundo boletim divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira, dia 30. No mês de abril, foram registrados na cidade 300 novos casos.

Fiuk, Caio Castro e Cleo gravam cenas de filme de ação em Campinas no fim de semana

A escadaria da prefeitura de Campinas será cenário de uma superprodução cinematográfica neste fim de semana com um elenco estrelado que inclui Caio Castro, Cleo, Fiuk, Luciano Szafir e Henrique Fogaça. A filmagem do longa “Descontrole” vai acontecer neste sábado, dia 3, e domingo, dia 4, das 19 às 4 horas.

Carpinteiro constrói e doa bancos de madeira para UBSs de Valinhos

O carpinteiro Marcone dos Santos de Oliveira, morador de Valinhos, encontrou uma maneira útil de atender a uma demanda importante da comunidade dos bairros em que mora, principalmente idosos e grávidas. Ele constrói bancos de madeira que doa e instala na área externa de UBSs (Unidades Básicas de Saúde).