Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime

  • Notícias
  • >
  • Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime
Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime

Foi sancionada nesta segunda-feira, dia 15, pelo presidente Lula (PT) a Lei que estabelece medidas para reforçar a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, principalmente nos ambientes educacionais. A nova legislação institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e promove alterações significativas no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), criminalizando, por exemplo, as práticas de bullying e cyberbullying.

Originado de Projeto de Lei, o texto também transforma em crimes hediondos vários atos cometidos contra crianças e adolescentes, como a pornografia infantil, o sequestro e o incentivo à automutilação. 

 

Atualmente, quem é condenado por crime considerado hediondo, além das penas previstas, não pode receber benefícios de anistia, graça e indulto ou fiança. Além disso, deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

A nova norma inclui a tipificação das duas práticas no Código Penal. Bullying (intimidação sistemática) é definido como “intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação, ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais”. A pena é de multa, se a conduta não constituir crime mais grave.

Já o cyberbullying é classificado como intimidação sistemática por meio virtual. Se for realizado por meio da internet, rede social, aplicativos, jogos on-line ou transmitida em tempo real, a pena será de reclusão de dois a quatro anos, e multa, se a conduta não constituir crime mais grave.

 

A Lei 13.185, de 2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, já prevê a figura do bullying, mas não estabelecia punição específica para esse tipo de conduta, apenas obrigava escolas, clubes e agremiações recreativas a assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática. (Fonte: Agência Senado)

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Aniversariantes acompanhados de um pagante têm ingressos gratuitos no Hopi Hari

O parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, oferece ingressos gratuitos a aniversariantes que estejam acompanhados de um pagante. A promoção pode ser contemplada entre sete dias antes e até sete dias depois a data do aniversário.

Nuvem de fumaça sobre o Brasil pode ser vista por satélite da Nasa

O satélite Deep Space Climate Observatory, da Nasa, registrou a nuvem de fumaça causada pela onda de incêndios que atinge o Brasil e outros países da América do Sul. A foto foi registrada a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. O fenômeno foi registrado no último domingo, dia 15.

Dias nublados e queda nas temperaturas podem marcar semana em Valinhos

A semana em Valinhos, iniciou chuvosa nesta segunda-feira, dia 16, e até esta quinta-feira, dia 19, pode ser marcada por dias nublados e queda nas temperaturas, de acordo com o portal meteorológico Climatempo. Os termômetros devem atingir uma temperatura mínima de até 15°C e há previsão de chuva para esta quarta-feira, dia 18.

Acidente danifica poste na Avenida Joaquim Alves Corrêa em Valinhos

Um acidente de trânsito que ocorreu na noite deste domingo, dia 15, danificou um poste na Avenida Joaquim Alves Corrêa, próximo ao Hospital Galileo, em Valinhos. Para orientar os motoristas, agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) estão no local.