Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime

  • Notícias
  • >
  • Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime
Prática de bullying e cyberbullying passa a ser considerada crime

Foi sancionada nesta segunda-feira, dia 15, pelo presidente Lula (PT) a Lei que estabelece medidas para reforçar a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, principalmente nos ambientes educacionais. A nova legislação institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e promove alterações significativas no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), criminalizando, por exemplo, as práticas de bullying e cyberbullying.

Originado de Projeto de Lei, o texto também transforma em crimes hediondos vários atos cometidos contra crianças e adolescentes, como a pornografia infantil, o sequestro e o incentivo à automutilação. 

 

Atualmente, quem é condenado por crime considerado hediondo, além das penas previstas, não pode receber benefícios de anistia, graça e indulto ou fiança. Além disso, deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

A nova norma inclui a tipificação das duas práticas no Código Penal. Bullying (intimidação sistemática) é definido como “intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação, ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais”. A pena é de multa, se a conduta não constituir crime mais grave.

Já o cyberbullying é classificado como intimidação sistemática por meio virtual. Se for realizado por meio da internet, rede social, aplicativos, jogos on-line ou transmitida em tempo real, a pena será de reclusão de dois a quatro anos, e multa, se a conduta não constituir crime mais grave.

 

A Lei 13.185, de 2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, já prevê a figura do bullying, mas não estabelecia punição específica para esse tipo de conduta, apenas obrigava escolas, clubes e agremiações recreativas a assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática. (Fonte: Agência Senado)

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Exposição Nacional de Orquídeas acontece a partir desta sexta no Parque Municipal de Valinhos

A 17ª Exposição Nacional de Orquídeas e 1ª Mostra de Micro-orquídeas de Valinhos acontece a partir desta sexta-feira, dia 13, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, com entrada gratuita, e prossegue até domingo, dia 15.

Casal se reencontra depois de 30 anos e celebra o amor como eternos namorados

Rodrigo Biancalana e Karla Aihara começaram a namorar muito jovens, em 1990, em Valinhos. Ele tinha 16 anos e ela, 14. Ela morava no Bom Retiro e estudava no Sesi 389. Ele ajudava o pai em uma padaria no bairro, morava no Jardim Valença, e estudava na escola estadual Cyro de Barros Rezende.

Artistas interessados em participar do Hora do Horror do Hopi Hari podem se inscrever até segunda-feira

O Hopi Hari, parque temático de Vinhedo, está com inscrições abertas para artistas interessados em participar da Hora do Horror 2025, considerado o maior evento de horror da América Latina. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 16.

Você conhece o Moinho Velho de Valinhos no Bom Retiro?

Valinhos guarda, entre os itens valiosos de seu patrimônio, um velho moinho de milho que ficava na antiga Fazenda Ribeiro, produtora de café, onde hoje é o bairro Bom Retiro. Chamado de Moinho Velho, ou Moinho de Fubá, o patrimônio histórico fica na Rua Agostinho Capovilla, bairro Bom Retiro, na Praça Luiz Fernando Giopato.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.