Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Prof. Maria José dedicou quase toda sua vida ao ensino em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Prof. Maria José dedicou quase toda sua vida ao ensino em Valinhos

(Foto: arquivo pessoal)

Em comemoração ao aniversário de 128 anos de Valinhos, o JV está trazendo matérias e histórias de pessoas conhecidas e importantes para a cidade, como é o caso da professora Maria José Mayr, de 93 anos. Nascida em Santa Bárbara D´Oeste, em outubro de 1930, Maria José morou com seus pais e irmãos em Campinas e se mudou para Valinhos quando conheceu seu marido, Waldomiro Mayr, já falecido. A professora tem três filhos: Pedro, Letícia e Denise, sete netos e quatro bisnetos.

Tanto Maria José quanto Waldomiro trabalhavam como professores. Quando estava grávida de seu filho mais velho, Pedro, teve que se mudar por um tempo para trabalhar em Monte Alegre do Sul, mas conseguiu ser transferida para Valinhos e passou a trabalhar na cidade. Em entrevista ao JV, seu filho Pedro contou que, entre seus mais de 30 anos de trabalho, Maria José lembrava do sobrenome de todos os alunos que passaram por sua vida.

Aposentada desde 1984, a professora trabalhou por 24 anos na EE (Escola Estadual) Professor Antônio Alves Aranha como professora, vice-diretora e diretora da escola. De acordo com Pedro, sua mãe sempre foi uma mulher muito estudiosa e ia atrás de mais conhecimentos. “Quando ela já era mãe de nós três e já era renomada como professora, ainda fez faculdade de pedagogia para se aprimorar na sala de aula”, contou.

Em 2015, Maria José foi homenageada como cidadã honorária de Valinhos. De acordo com Pedro, a homenagem foi muito emocionante e a professora contou sua história de vida para todos os presentes.

Hoje em dia, aos 93 anos, Maria José ainda mora em Valinhos, com sua filha Letícia. Quando questionado sobre como ele definia sua mãe, Pedro disse que ela sempre foi uma mulher batalhadora, muito carinhosa, compreensiva, amorosa e muito dedicada aos filhos, netos e bisnetos, sempre buscando fazer o melhor por eles. “Sempre com muita positividade e um belo sorriso no rosto, além de ser extremamente extrovertida, minha mãe fazia amizades por onde passava e sempre foi uma pessoa muito independente e ativa”, afirmou Pedro, ao destacar que por conta dessa independência, Maria José dirigia até os 90 anos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Conheça Léo Pinho, um dos 5 candidatos a prefeito de Valinhos

O Jornal de Valinhos está publicando um resumo da história dos cinco candidatos a prefeito de Valinhos. O material solicitado já está em poder da Redação e será divulgado desde esta terça-feira, dia 10, até este sábado, dia 14, seguindo a ordem alfabética. A biografia de Alexandre Tonetti (União) e de Franklin (PL) já foram publicadas.

Abertas inscrições para cursos de informática e inglês básico do Fundo Social de Valinhos

Inscrições para cursos gratuitos de informática e inglês básico foram abertas pelo Fundo Social de Solidariedade de Valinhos em parceria com a empresa MC Valinhos Educação Profissional. As inscrições encerram no dia 20 de setembro.

“Baile das Debutantes” em 1984 do Clube Atlético Valinhense: Você conhece alguém nesta foto?

Até nos dias de hoje existem clubes em muitas cidades, principalmente em regiões interioranas, que mantêm o tradicional “Baile das Debutantes”. Anualmente realizado, o acontecimento é sempre muito aguardado pelos sócios e marca o primeiro baile da jovem que completa 15 anos, que vai com seu vestido impecavelmente preparado.

Silvio Santos é interpretado no filme “Silvio” por ator que mora em Valinhos

O ator de Valinhos Vinícius Albanez Ricci, de 32 anos, interpreta Silvio Santos durante a juventude no novo filme “Silvio”, que estreia nesta quinta-feira, dia 12, em cinemas do Brasil. Natural da capital paulista, ele mora em Valinhos desde 2022.