Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Prof. Maria José dedicou quase toda sua vida ao ensino em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Prof. Maria José dedicou quase toda sua vida ao ensino em Valinhos

(Foto: arquivo pessoal)

Em comemoração ao aniversário de 128 anos de Valinhos, o JV está trazendo matérias e histórias de pessoas conhecidas e importantes para a cidade, como é o caso da professora Maria José Mayr, de 93 anos. Nascida em Santa Bárbara D´Oeste, em outubro de 1930, Maria José morou com seus pais e irmãos em Campinas e se mudou para Valinhos quando conheceu seu marido, Waldomiro Mayr, já falecido. A professora tem três filhos: Pedro, Letícia e Denise, sete netos e quatro bisnetos.

Tanto Maria José quanto Waldomiro trabalhavam como professores. Quando estava grávida de seu filho mais velho, Pedro, teve que se mudar por um tempo para trabalhar em Monte Alegre do Sul, mas conseguiu ser transferida para Valinhos e passou a trabalhar na cidade. Em entrevista ao JV, seu filho Pedro contou que, entre seus mais de 30 anos de trabalho, Maria José lembrava do sobrenome de todos os alunos que passaram por sua vida.

Aposentada desde 1984, a professora trabalhou por 24 anos na EE (Escola Estadual) Professor Antônio Alves Aranha como professora, vice-diretora e diretora da escola. De acordo com Pedro, sua mãe sempre foi uma mulher muito estudiosa e ia atrás de mais conhecimentos. “Quando ela já era mãe de nós três e já era renomada como professora, ainda fez faculdade de pedagogia para se aprimorar na sala de aula”, contou.

Em 2015, Maria José foi homenageada como cidadã honorária de Valinhos. De acordo com Pedro, a homenagem foi muito emocionante e a professora contou sua história de vida para todos os presentes.

Hoje em dia, aos 93 anos, Maria José ainda mora em Valinhos, com sua filha Letícia. Quando questionado sobre como ele definia sua mãe, Pedro disse que ela sempre foi uma mulher batalhadora, muito carinhosa, compreensiva, amorosa e muito dedicada aos filhos, netos e bisnetos, sempre buscando fazer o melhor por eles. “Sempre com muita positividade e um belo sorriso no rosto, além de ser extremamente extrovertida, minha mãe fazia amizades por onde passava e sempre foi uma pessoa muito independente e ativa”, afirmou Pedro, ao destacar que por conta dessa independência, Maria José dirigia até os 90 anos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Semana em Valinhos tem previsão para dias ensolarados e com máxima de 29ºC

Foto: Jornal de Valinhos De acordo com informações do portal meteorológico Rural Clima, a semana em Valinhos pode ter dias …

Falecimento: Arnaldo Cardía Junior

Faleceu na noite deste sábado, dia 15, na Santa Casa de Valinhos, Arnaldo Cardía Júnior, vítima de uma parada cardíaca, aos 77 anos.

Valinhos está entre as cidades mais alfabetizadas do Estado

Valinhos ocupa o quinto lugar no ranking de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais no estado de São …

Pedro mudou-se para Valinhos e fez trabalhos de destaque na comunidade católica do Castelo

(Foto: Arquivo Pessoal) “Me chamo Pedro de Oliveira e tenho 83 anos, mas logo farei 84, porque nasci dia 2 …