Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Quase 20% da população de Valinhos mora em apartamentos; cidade é a 116ª mais verticalizada do Brasil

  • Notícias
  • >
  • Quase 20% da população de Valinhos mora em apartamentos; cidade é a 116ª mais verticalizada do Brasil
Quase 20% da população de Valinhos mora em apartamentos; cidade é a 116ª mais verticalizada do Brasil

Apartamentos na região central da cidade

Dados atualizados no Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que Valinhos é a 116º cidade mais verticalizada do Brasil, dentre os 5.568 municípios. Na cidade, 18,36% da população, ou seja, mais de 23 mil pessoas moram em apartamentos.

Em comparação com a RMC (Região Metropolitana de Campinas), Valinhos é a quarta cidade mais vertical, ficando atrás de Jaguariúna, Americana e Campinas, que lidera o ranking com mais de 25% da população morando em apartamentos.

Segundo mais dados do IBGE, a cidade registra 9.898 apartamentos espalhados pelo município, registrando um aumento de quase 184% nos últimos 12 anos. Em 2010, Valinhos tinha 3.488 apartamentos.

TENDÊNCIA

Este aumento do número de moradores em apartamentos é uma tendência que vem sendo registrada no país nas últimas décadas e se tornando um fenômeno global, favorecendo o processo de verticalização tanto nas pequenas quanto nas grandes cidades. Atualmente, 12,5% dos brasileiros moram em apartamentos, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2010, que registrava 8,46%. No país, Santos é a cidade com mais apartamentos, com 63% da população residindo em prédios, seguido por Balneário Camboriú (SC), com 57%, e São Caetano do Sul com 50,7%.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Aniversariantes acompanhados de um pagante têm ingressos gratuitos no Hopi Hari

O parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, oferece ingressos gratuitos a aniversariantes que estejam acompanhados de um pagante. A promoção pode ser contemplada entre sete dias antes e até sete dias depois a data do aniversário.

Nuvem de fumaça sobre o Brasil pode ser vista por satélite da Nasa

O satélite Deep Space Climate Observatory, da Nasa, registrou a nuvem de fumaça causada pela onda de incêndios que atinge o Brasil e outros países da América do Sul. A foto foi registrada a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. O fenômeno foi registrado no último domingo, dia 15.

Dias nublados e queda nas temperaturas podem marcar semana em Valinhos

A semana em Valinhos, iniciou chuvosa nesta segunda-feira, dia 16, e até esta quinta-feira, dia 19, pode ser marcada por dias nublados e queda nas temperaturas, de acordo com o portal meteorológico Climatempo. Os termômetros devem atingir uma temperatura mínima de até 15°C e há previsão de chuva para esta quarta-feira, dia 18.

Acidente danifica poste na Avenida Joaquim Alves Corrêa em Valinhos

Um acidente de trânsito que ocorreu na noite deste domingo, dia 15, danificou um poste na Avenida Joaquim Alves Corrêa, próximo ao Hospital Galileo, em Valinhos. Para orientar os motoristas, agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) estão no local.