Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Serra dos Cocais de Valinhos se recupera lentamente oito meses após grande incêndio

  • Notícias
  • >
  • Serra dos Cocais de Valinhos se recupera lentamente oito meses após grande incêndio

Foto Fábio Motta

Oito meses após o incêndio que devastou cerca de 270 mil metros quadrados da APA (Área de Proteção Ambiental) na Serra dos Cocais, em Valinhos, considerado um dos maiores da história da cidade, a vegetação local luta para se restabelecer.

Oito meses após o incêndio que devastou cerca de 270 mil metros quadrados da APA (Área de Proteção Ambiental) na Serra dos Cocais, em Valinhos, considerado um dos maiores da história da cidade, a vegetação local luta para se restabelecer. 

As chamas se espalharam entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro do ano passado. “As áreas passaram por um processo tão drástico de destruição pelo fogo que precisarão de dezenas a centenas de anos para que consigam se recuperar”, afirma o biólogo Fábio Motta. 

Motta faz parte do ISC (Instituto Serra dos Cocais), criado por pesquisadores, ambientalistas e voluntários para pesquisar e proteger a APA, após os incêndios do ano passado. 

O biólogo comentou que boa parte das áreas afetadas pelo fogo estão em propriedades particulares. No caso da Fazenda Santa Rita, os proprietários permitiram que o ISC tivesse acesso aos locais atingidos para a criação de projetos de regeneração da biodiversidade. “Instalamos uma base de pesquisa na fazenda”, conta. 

Motta explica que a Serra dos Cocais tem mais de 13 mil hectares nos municípios de Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Louveira. 

Desde 2021, o biólogo desenvolve pesquisas sobre a fauna da APA, e já fez dois inventários de vertebrados terrestres da Serra, que catalogou mais de 200 animais, muitos ameaçados de extinção, em uma área inferior a 1% de todo o território do patrimônio natural. 

Entre os animais ameaçados de extinção estão urubu-rei; gavião-pega-macaco, arara-canindé, onça-parda, sauá, jaguatirica, gato-do-mato e rãzinha-de-cachoeira. 

O incêndio de 2024, segundo ele, causou a morte de muitos animais e devastou seus habitats. “A fauna e a vegetação da Serra dos Cocais são um tesouro natural riquíssimo, um bem que deve ser protegido”.

O ISC está elaborando um projeto de levantamento de fauna e flora de pelo menos 1.000 hectares, cerca de 10% da Serra dos Cocais. Mais informações sobre o instituto podem ser obtidas no Whatsapp: (19) 99102-9179 ou no @InstitutoSerradosCocais

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Idosos de 60 a 64 anos podem solicitar gratuidade no transporte de Valinhos a partir desta 4ª

Idosos com idade entre 60 e 64 anos poderão solicitar, a partir desta quarta-feira, dia 16, o cartão que garante gratuidade no transporte público municipal de Valinhos.

Prédio da antiga Artezanale em Valinhos está em reforma. O que vem por aí?

O prédio onde funcionou por muitos anos a tradicional Padaria Artezanale, na Avenida Independência, 1348, em Valinhos, está passando por reformas.

Valinhos conquista duas UBS e uma escola com o apoio do vereador Alécio Cau

Valinhos vai ampliar sua rede pública de Saúde e Educação com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde e uma escola de educação infantil. As obras são resultado da articulação do vereador Alécio Cau (PSB), em parceria com o deputado federal Alencar Santana (PT), e foram viabilizadas por meio do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.