Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Silvia e Francisco foram a primeira família acolhedora de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Silvia e Francisco foram a primeira família acolhedora de Valinhos

Foto: arquivo pessoal

O amor pelos filhos é o que move a vida de Silvia Helena Vieira e Francisco de Assis Vieira, 57 e 55 anos, respectivamente. Eles acolheram três irmãos de oito, seis e quatro anos, através do projeto Família Acolhedora. O casal é voluntário do projeto, em que famílias acolhem temporariamente crianças que estão em abrigos até que possam ser reinseridas em suas famílias biológicas.

Em entrevista, Silvia contou que foram a primeira família a fazer acolhimento em Valinhos. Com o acolhimento dos três irmãos que estão com eles atualmente, Silvia e Francisco já tiveram nove crianças passando por sua casa. “Um dia estava no posto de saúde quando apareceu uma equipe falando sobre ser família acolhedora. Me explicaram como funcionava e falei que se meu marido concordasse, conheceríamos o projeto melhor. Após quatro meses de capacitação, acolhemos nossa primeira criança, uma menina de sete anos”, explicou.

No primeiro acolhimento da família, o casal pensou em desistir, mas com a ajuda da equipe, Silvia e Francisco desistiam da ideia porque não queriam prejudicar o programa. “Eu aprendi que cada criança tem sua personalidade e necessidade, assim que entendemos isso, ficou muito mais fácil lidar com elas e com todas as dificuldades”.

De acordo com Silvia, o papel da acolhedora é de educar, ensinar e colocar regras. Mas também dar muito amor e carinho e que é um momento de aprendizado tanto para a família quanto para as crianças. “Procuro não julgar os pais das crianças, nesta vida cada um tem seus motivos e histórias que os trouxeram até aqui. Não cabe a mim julgar o passado de ninguém”, completou a acolhedora.

“Para mim, acolher essas crianças é um ato de amor incondicional onde não espero ganhar nada em troca, apenas fazer a diferença na vida delas”, disse Silvia, completando que “não é dinheiro que pague esse carinho, para ser família acolhedora é necessário abrir seu coração e dar muito amor para as crianças. Quero ajudar o máximo de crianças possíveis e não pretendo adotá-las, mas cada separação é uma dor enorme”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Conserta Bike

Novidade no Centro de Valinhos 🚴🏻‍♂️ A Dica do Vinícius de hoje é na Conserta Bike, que recentemente mudou para …

Companhia Azul abre vagas de estágio em Viracopos para moradores de Valinhos e região

A companhia Azul Linhas Aéreas informou que está com sete vagas de estágio para estudantes com mais de 18 anos, que estejam cursando o ensino superior. As inscrições para o processo seletivo vão até 30 de setembro.

Sesi Valinhos arrecada itens para campanha em prol de crianças assistidas por entidades

O Sesi Valinhos está promovendo a quinta edição da campanha “Dia das Crianças Solidário”, em prol de crianças atendidas pelas instituições do FEAV (Fórum Das Entidades Assistenciais de Valinhos) e pela instituição EtnoCidade, coletivo que atua na região dando visibilidade às culturas indígenas.

Trem Intercidades recebe licença prévia para obras e é considerado ambientalmente viável

Foi publicado no Diário do Estado de São Paulo na última quarta-feira, dia 11, o primeiro aval ambiental para a construção do TIC (Trem Intercidades) que vai ligar Campinas a São Paulo.